Tecnologia oferece formação em sistemas de gestão da atividade escolar nos dias 27 e 28

Os sistemas de informação são cada vez mais utilizados e mais necessários para gerir a educação no Estado de Goiás e para que os processos sejam cada dia aperfeiçoados, o Governo de Goiás investe em capacitação. Ao longo de 2019, diversos cursos e formações foram oferecidos por meio da Superintendência de Tecnologia da Secretaria de Educação do Estado de Goiás.

Nos dias 27, 28 de novembro e 5 de dezembro serão realizados dois momentos de formação, que serão importantes para a rede pública estadual em 2020.

Nos dias 27 e 28 será realizadas formações presenciais aqui em Goiânia com representantes de todas as regionais, os Suportes Regionais, com orientações sobre como finalizar e iniciar o ano letivo dentro dos sistemas Sige e Siap.

Sige
É um Sistema de Gestão Escolar que controla a entrada e saída de alunos na rede, mantém o cadastro de servidores e o vínculo atualizados e representa a principal ferramenta para a matrícula informatizada. Para isso, o sistema armazena informações na ficha do aluno, a movimentação na escola e na rede, a matriz curricular, o cadastro das turmas, documentos e relatórios dos alunos e dos servidores das escolas, cadastro dos programas estaduais, entre outras informações. Os dados são relacionados por ano e por semestre.

O Sige é dividido em cinco menus e todas as funcionalidades estão divididas e agrupadas nestes menus.

 Alunos: Consultar alunos e vagas, ficha do aluno, ajustar enturmação, cancelar matrícula, transporte escolar, disciplina optativa, manutenção da matrícula, etc;

 Movimentação: Ordem chamada, notas e faltas, remanejar aluno, progressão parcial, recalcular média, trocar situação.

 Período Letivo: Ano letivo, semestre, acesso usuário, parâmetros, turmas e dossiê do servidor;

 Documentos: Alerta de faltas, boletim escolar, histórico escolar, ficha individual, certificado, diploma e relatórios.

 Programas: Reagrupamento, incluir aluno, programas FNDE, Praec, Proescola, avaliação dirigida amostral, avaliação diagnóstica, etc.

Siap
O Sistema de Apoio Administrativo e Pedagógico surgiu para atender à necessidade de informatização dos processos escolares, colaborando com o cotidiano escolar de professores, funcionários administrativos e gestores.

A principal contribuição que o Siap trouxe para os professores foi o desenvolvimento do Diário Eletrônico, uma ferramenta que possibilita o cadastro, lançamento e acompanhamento de notas, conteúdos, faltas. O Siap trabalha em conjunto com o Sige usado nas unidades escolares. Vários dados informados no sistema são também carregados para o Siap, como, por exemplo, os cadastros dos professores, de turmas e disciplinas da matriz curricular.

Por meio do Siap, os coordenadores pedagógicos terão como acompanhar o planejamento dos professores e os dados lançados nos diários. Para o professor, o sistema facilita o planejamento por turma, uma vez que o plano anual das disciplinas por série já consta no sistema e o plano de aula de uma mesma série e disciplina poderá ser replicado para outra turma, facilitando assim o seu trabalho. Além disso, não será mais necessário somar as notas e faltas dos alunos manualmente, pois o sistema fará isso por ele no Diário Eletrônico.

Sige municipais

Já no dia 05 de dezembro será realizado um Encontro com suportes do Sige municipais. O evento será realizado no auditório da Seduc e tem como objetivo atender todos os municípios que usam o sistema para inserir dados no sistema.