Medidas simples podem transformar o ambiente escolar, destaca diretor de escola estadual de Luziânia

Ações que transformam o cotidiano escolar foram tema de debate no seminário Desenvolvimento de Competências do Gestor para o Avanço Contínuo, nesta quarta-feira (20/11). O diretor do Colégio Estadual Antônio Roriz, de Luziânia, Valmir Gomes da Silva, compartilhou como foi um sucesso o processo de transformação do clima escolar na unidade em que trabalha.
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Valmir

Gomes da Silva, diretor de um colégio estadual em Luziânia, compartilhou

experiências exitosas em seminário para gestores escolares nesta quarta-feira (20/11)

Ações que transformam o cotidiano escolar foram tema

de debate no seminário Desenvolvimento de Competências do Gestor para o Avanço

Contínuo, nesta quarta-feira (20/11). O diretor do Colégio Estadual Antônio

Roriz, de Luziânia, Valmir Gomes da Silva, compartilhou como foi um sucesso o

processo de transformação do clima escolar na unidade em que trabalha.

O gestor explicou que desde 2015, quando assumiu a

direção da escola, foram adotadas medidas simples que tornaram o ambiente

escolar mais pacífico, agradável e produtivo: a escuta das demandas e opiniões

dos alunos, rodas de conversa e conselhos de classe participativos, inclusão de

pessoas com deficiência, incentivo a projetos criados pelos próprios alunos e a

mudança na estrutura física da escola.

“Simples mudanças que a gente faz enquanto gestor na estrutura escolar mudam a percepção do aluno em relação àquela escola. Por exemplo, quando eu cheguei na escola estava lotada de grades. Grade caracteriza prisão. Eu troquei todas as grades por porta de vidro”, relatou.

Ambiente mais seguro e pacífico

Apesar de ter sido

criticado na época, sob alegações de exposição à violência da cidade, o diretor

conta que a reforma fez com que os alunos se sentissem mais à vontade no

colégio e, como resultado de toda a transformação do clima escolar, a unidade

se tornou mais segura e pacífica.

“De 2017 para cá, nós

não tivemos 1% de violência na escola, não tivemos briga nem conflito”, afirmou

Valmir Gomes. O diretor também expôs os dados de aprovação, reprovação e evasão

escolar do colégio, os quais mostraram a significativa melhoria do aprendizado

e permanência escolar.

“É sinal de que quando se pensa no bem-estar do aluno, quando se promove o bem-estar do professor, quando você ouve as partes e faz elas dialogarem, a gente consegue colher os resultados, que é a melhoria da educação”, endossou.

Taxa de aprovação no colégio subiu de 79,5% para 92,8%, taxa de reprovação reduziu de 14,8% para 5,1% e taxa de abandono caiu de 5,7% para 2,1%

Papel do gestor

“A escola é um espaço relacional. Em uma sala de aula,

tem 40 mundos diferentes reunidos ao mesmo tempo. O papel do gestor, do

professor, da escola é fazer com que esses mundos se encontrem, que esses

mundos convivam, e mais ainda, que esses mundos queiram aprender”, explicou o

diretor.

O seminário Desenvolvimento de Competências do Gestor

para o Avanço Contínuo foi realizado pela Secretaria de Estado de Educação

(Seduc) e o Instituto Unibanco no Teatro Rio Vermelho do Centro de Convenções

de Goiânia e reuniu 700 diretores escolares de todo o Estado.

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