Medidas simples podem transformar o ambiente escolar, destaca diretor de escola estadual de Luziânia
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Valmir
Gomes da Silva, diretor de um colégio estadual em Luziânia, compartilhou
experiências exitosas em seminário para gestores escolares nesta quarta-feira (20/11)
Ações que transformam o cotidiano escolar foram tema
de debate no seminário Desenvolvimento de Competências do Gestor para o Avanço
Contínuo, nesta quarta-feira (20/11). O diretor do Colégio Estadual Antônio
Roriz, de Luziânia, Valmir Gomes da Silva, compartilhou como foi um sucesso o
processo de transformação do clima escolar na unidade em que trabalha.
O gestor explicou que desde 2015, quando assumiu a
direção da escola, foram adotadas medidas simples que tornaram o ambiente
escolar mais pacífico, agradável e produtivo: a escuta das demandas e opiniões
dos alunos, rodas de conversa e conselhos de classe participativos, inclusão de
pessoas com deficiência, incentivo a projetos criados pelos próprios alunos e a
mudança na estrutura física da escola.
“Simples mudanças que a gente faz enquanto gestor na estrutura escolar mudam a percepção do aluno em relação àquela escola. Por exemplo, quando eu cheguei na escola estava lotada de grades. Grade caracteriza prisão. Eu troquei todas as grades por porta de vidro”, relatou.
Ambiente mais seguro e pacífico
Apesar de ter sido
criticado na época, sob alegações de exposição à violência da cidade, o diretor
conta que a reforma fez com que os alunos se sentissem mais à vontade no
colégio e, como resultado de toda a transformação do clima escolar, a unidade
se tornou mais segura e pacífica.
“De 2017 para cá, nós
não tivemos 1% de violência na escola, não tivemos briga nem conflito”, afirmou
Valmir Gomes. O diretor também expôs os dados de aprovação, reprovação e evasão
escolar do colégio, os quais mostraram a significativa melhoria do aprendizado
e permanência escolar.
“É sinal de que quando se pensa no bem-estar do aluno, quando se promove o bem-estar do professor, quando você ouve as partes e faz elas dialogarem, a gente consegue colher os resultados, que é a melhoria da educação”, endossou.
Papel do gestor
“A escola é um espaço relacional. Em uma sala de aula,
tem 40 mundos diferentes reunidos ao mesmo tempo. O papel do gestor, do
professor, da escola é fazer com que esses mundos se encontrem, que esses
mundos convivam, e mais ainda, que esses mundos queiram aprender”, explicou o
diretor.
O seminário Desenvolvimento de Competências do Gestor
para o Avanço Contínuo foi realizado pela Secretaria de Estado de Educação
(Seduc) e o Instituto Unibanco no Teatro Rio Vermelho do Centro de Convenções
de Goiânia e reuniu 700 diretores escolares de todo o Estado.