Seduc promove seminário sobre desafios e possibilidades do ensino de Arte

Encontro ocorre nos dias 6 e 7 de dezembro, com inscrições para relatos de experiência docente em Arte-Educação até quarta-feira (20/11)

Professores da rede estadual de ensino poderão

participar, nos dias 6 e 7 de dezembro, do ‘XI Seminário do Ensino de Arte: Desafios

e Possibilidades Contemporâneas'. O encontro, promovido pelo Governo de Goiás, por

meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), será realizado na Vila

Cultural Cora Coralina.

Interessados em submeter relatos de experiência docente no campo da Arte-Educação devem se inscrever até quarta-feira (20/11), pelo seguinte link. O credenciamento para participar como ouvinte será feito no primeiro dia do seminário (6/12). Para obter certificado, é necessário participação em 75% do evento.

Seminário

O encontro traz como tema um dos princípios fundamentais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Educação Integral. Haverá uma mesa de discussão com convidados, além de círculos de imersão com o objetivo de compartilhar as experiências de docentes que atuam na área de arte pela rede estadual de ensino.

Profissionais que trabalham com esta disciplina e com

linguagens das artes visuais, dança, música e teatro poderão partilhar saberes

artísticos, pedagógicos e científicos no âmbito da Arte-Educação. O seminário busca,

ainda, abrir caminhos para a construção de uma proposta de educação focada na formação

integral do ser humano, conforme orientações da BNCC.

O encontro foi idealizado em 2007, no Centro de Estudo e Pesquisa Ciranda da Arte, como uma proposta de formação continuada para professores da área. A última das nove edições realizadas ocorreu em 2013, com a participação de 350 professores e professoras das áreas afins. Em todos os seminários, houve a presença de conceituados palestrantes de universidades brasileiras e internacionais, além de oficinas, grupos de trabalho e atrações artísticas.

Arte-Educação

As transformações sociais em curso levam à necessidade de redimensionamento dos espaços, tempos, saberes e poderes da escola contemporânea, de modo que a arte exerce papel fundamental para que a instituição consiga efetivamente colaborar com a formação exigida pelo contexto social e pelo mundo do trabalho. Em todas as suas linguagens artísticas, a Arte-Educação contribui exponencialmente para a construção de uma proposta que valorize a formação integral do ser humano.

'XI Seminário do Ensino de Arte: Desafios e Possibilidades Contemporâneas'

Data: 6 e 7 de dezembro de 2019

Local: Vila Cultural Cora Coralina. Rua 3, s/n, Setor Central, Goiânia (GO) – CEP

Contato: Lívia Batista – (62) 8249-4722