Governo de Goiás repassa 8ª parcela do transporte escolar aos municípios

Mais de R$ 10 milhões foram repassados pela Seduc para garantir o transporte de estudantes em 235 municípios goianos

Mantendo o

compromisso com o transporte escolar, a 8ª parcela do transporte de 2019 foi

paga pelo Governo de Goiás nesta quarta-feira (30/10) e deve cair nas contas

dos municípios até terça-feira (5/11). Desse modo, o Estado continua em dia com

os repasses. O recurso de R$ 10.448.255,00 beneficia 235 municípios goianos.

No dia 16 de outubro, o Governo de Goiás também ordenou a quitação da dívida deixada pela gestão anterior no transporte escolar. As cinco parcelas deixadas em aberto em 2018 totalizam R$ 72 milhões. Uma delas foi paga em fevereiro, e as outras quatro serão pagas completamente até dezembro.

As quatro parcelas restantes de 2018 estão sendo quitadas em três parcelas. A primeira foi paga no dia 21 de outubro, e as outras serão liberadas no dia 22 de novembro e no dia 22 de dezembro.

Conforme a Lei Estadual nº 14.556/03 e o Decreto nº 5.902/04, o Estado repassa aos municípios parceiros, proporcionalmente ao número de alunos transportados da zona rural para a escola, 10 parcelas anuais para a manutenção do transporte.

total, o transporte escolar de Goiás atende atualmente 61.741 estudantes, sendo

56.720 alunos por meio de parcerias firmadas com as prefeituras e 5.021 de

forma terceirizada.

Renovação da frota

No dia 8 de novembro, o Governo de Goiás irá entregar 214 ônibus escolares para 133 municípios. O evento de entrega será no Estádio Serra Dourada, em Goiânia, com a presença do governador Ronaldo Caiado, a secretária da Educação, Fátima Gavioli, e o presidente da República, Jair Bolsonaro. Senadores, deputados federais e estaduais, prefeitos e secretários municipais de Educação também comparecerão.

Os veículos foram adquiridos por meio do Programa Caminho da Escola, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), com recursos de emendas parlamentares da bancada goiana na Câmara e no Senado Federal.

Os novos ônibus vão atender cerca de 13 mil

alunos da rede pública estadual de ensino, alcançando 102 mil viagens por ano.

Além dos estudantes das escolas estaduais, os veículos vão fazer o transporte

escolar também de alunos das escolas municipais.