Aulão preparatório para o Enem reúne cerca de 1,8 mil alunos

Durante evento, estudantes receberam dicas práticas e de treinamento motivacional para o primeiro dia do exame, neste domingo, 3 de novembro

Cerca de 1,8 mil alunos do Ensino Médio de 18 escolas estaduais de Aparecida de Goiânia participaram nesta sexta-feira (1º/11) do ‘Mega Aulão Juventude Enem’, promovido pelo Governo de Goiás, por meio da Seduc, e pela Prefeitura de Aparecida de Goiânia.

Na reta final de preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), professores e organizadores do evento repassaram dicas importantes para a realização do exame, que tem o primeiro dia de provas marcado para este domingo, 3 de novembro.

Realizado no Ginásio Laurimar Souza Lima, no Centro da cidade, o aulão foi organizado pela Coordenação Regional de Educação (CRE) de Aparecida de Goiânia, com a infraestrutura de transporte, mobiliário e material preparada pela Prefeitura de Aparecida. “A parceria entre a CRE e a Seduc com o município traz um resultado positivo para nossos alunos da 3ª série, com a proposta de focar no cognitivo e emocional, tornando o Enem uma conquista para a vida dos nossos estudantes”, afirmou a coordenadora regional de Aparecida de Goiânia, Núbia Gomes de Brito Farias.

Além do reforço e revisão de conteúdos das áreas de Português e de Redação, principal foco dos professores nos últimos dias que antecedem a prova, o encontro teve a presença do palestrante e mentor de estudos Gilberto Augusto, fundador do Grupo PreparaEnem (Cope), que, assim como os demais profissionais que atuam no projeto, esteve voluntariamente no encontro para uma exposição voltada para o treinamento motivacional dos alunos.

Aprovação

A iniciativa foi bem avaliada pelos estudantes. A aluna Ysabella Oliveira Neiva, de 18 anos, do Colégio Estadual Irmã Angélica, acompanhou com atenção a aula e disse estar confiante para a prova, após receber as orientações dos professores. Ela, que almeja uma vaga de Fisioterapia, com a intenção de futuramente cuidar do irmão adolescente que possui paralisia cerebral, disse nunca ter estudado em cursinhos privados, mas que tem aproveitado todas as oportunidades gratuitas de estudo. Antes de assistir ao aulão, ela participava de um preparatório organizado por professores voluntários que se reuniam semanalmente em uma igreja do município.

Melriane Neres

da Silva, de 17 anos, do Colégio Estadual Joaquim Ricardo Teixeira, também elogiou

o trabalho. “É muito importante porque os professores trazem para a gente muito

aprendizado e reforça ideias que aprendemos em sala”, destaca a estudante, que

espera uma boa nota no Enem para concorrer a uma vaga de Direito em

universidades de Goiânia.

Na escola de Melriane, os professores e a direção procuram fazer um trabalho prévio de conscientização para os aulões. Eles entendem que a interação com outros estudantes estimula o aluno. “Quando olha esse palco montado e para o lado, com os bancos lotados de outros concorrentes, o aluno começa a entender o que a gente fala em sala de aula. É uma oportunidade excelente em termos de conhecimento, percepção do mundo, porque dá empoderamento e autoestima motivacional. Quando você o traz para cá, você o estimula a querer mais; a perceber que ele tem potencial. Ele sai daqui com mais direcionamento para seu projeto de vida”, afirma a diretora da Colégio Estadual Joaquim Ricardo Teixeira, Luciany Lima de Almeida Alves.

Professor de Geografia na rede estadual e em cursinhos, Douglas Santiago, que participa do projeto ‘Goiás Bem no Enem’, da Seduc, destacou que as principais dicas repassadas aos alunos foram sobre a importância do controle emocional, de relaxar e estar atento à documentação que deve ser levada no dia do exame. “Nesse momento, não adianta estudar o conteúdo que não aprendeu. O aluno tem de se apoiar em dicas, revisão e descanso”, frisou.

Dia do exame

No primeiro dia de provas, neste domingo, o candidato inscrito para o Enem terá 5 horas e 30 minutos para responder a 90 questões de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e para elaborar a redação. Os portões de acesso aos locais de prova abrem às 12h e fecham às 13h, horário de Brasília.

O participante deve levar caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente, e documento oficial de identidade, original e com foto.

A consulta aos locais de prova pode ser feita pela Página do Participante, no endereço eletrônico do Inep: https://enem.inep.gov.br/participante/#!/loginParticipante. É necessário digitar o CPF e a senha cadastrada na inscrição.