Após passarem por formação, professores da rede estadual iniciam projetos de xadrez nas escolas

Detalhes

Participantes do curso de formação

oferecido pela Seduc dão início a projetos com alunos em sala de aula

O curso `Xadrez Como Ferramenta Pedagógica’, oferecido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio da Superintendência de Desporto Educacional, Arte e Educação, já atendeu 50 professores da rede estadual de ensino em Goiânia e Luziânia. Outros 50 docentes devem participar da próxima capacitação, em Águas Lindas de Goiás, que tem aula presencial marcada para o dia 23 de novembro.

A primeira proposta de atividade do curso é a construção do jogo de xadrez na sala de aula com os alunos, com o objetivo de fixar o que o professor aprendeu sobre o tabuleiro e cada uma das peças do jogo.

Participante da formação ofertada em Luziânia, a professora de Educação Física Beatriz Almeida Amaral, do Colégio Estadual Professor Benedito Vieira de Sá, localizada em Novo Gama, executou a atividade com êxito e já iniciou o projeto em sua escola, chamado de 'Xadrez é top no Benedito'. Ela desenvolve as atividades durante as aulas de Educação Física, com os alunos do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), no período noturno (fotos).

Em Luziânia,

o curso teve participação de 30 professores, que encerraram as atividades em

outubro. Em Goiânia, ele ainda está em andamento. A aula presencial da formação

na Capital foi realizada no último dia 19 de outubro e o curso segue até o

próximo dia 11 de novembro, com 20 docentes inscritos.

Xadrez na escola

O curso é destinado a professores de Educação Física e de Matemática da rede estadual de ensino. Ofertada na modalidade a distância (EaD), a formação tem duração de 40 horas, das quais 10h são presenciais e 30h ocorrem no ambiente virtual.

A formação é uma ação prévia à execução do projeto ‘Xadrez na Escola’, por meio do qual o professor de Educação Física irá trabalhar o xadrez no ambiente escolar. A capacitação tem como foco o estudante em sala de aula e sua formação para a vida. “Estamos acompanhando a execução

do projeto e estamos entregando os jogos de xadrez para o professor

desenvolvê-los com os alunos ”, afirma o superintendente de Desporto

Educacional, Arte e Educação da Seduc, Maurício Roriz.

A inscrição para a capacitação em Águas Lindas de Goiás pode ser feita pela internet. Clique aqui. O curso será das 8h às 17h.