Estudantes de Atitude: alunos fazem auditoria em suas escolas para identificar problemas e soluções

Os alunos participantes do projeto Estudantes de Atitude já entregaram os relatórios das Auditorias Cívicas feitas por eles em suas escolas. Depois de analisarem e identificarem os problemas das unidades escolares de que fazem parte, os estudantes selecionaram aqueles que poderiam ser resolvidos por eles mesmos.
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Projeto lançado no início de setembro visa gerar protagonismo, responsabilização e sentimento de pertencimento à escola

Os alunos participantes do projeto Estudantes de Atitude, inaugurado no início de setembro, já entregaram os relatórios das Auditorias Cívicas feitas por eles em suas escolas. Depois de analisarem e identificarem os problemas das unidades escolares de que fazem parte, os estudantes selecionaram aqueles que poderiam ser resolvidos por eles mesmos. Esses relatórios, produzidos por mais de 5 mil alunos de 150 unidades de Goiás, pretendem instigar na comunidade escolar o protagonismo cidadão, o sentimento de pertencimento à escola e o compromisso com a manutenção do patrimônio público.

A Auditoria Cívica é a

primeira fase do projeto que irá premiar, ao final, as dez escolas melhores

classificadas. Os prêmios são recursos que variam entre R$5 mil e R$ 30 mil, de

acordo com a posição alcançada. Proporcionado por uma parceria entre a Secretaria

de Estado de Educação de Goiás (Seduc) e a Controladoria-Geral da Educação, o

projeto conta também com a colaboração da Companhia de Saneamento de Goiás

(Saneago), a Organização das Voluntárias de

Goiás (OVG) e a Controladoria-Geral da União (CGU).

O Estudantes de Atitude

engloba atualmente, em sua fase piloto, as Coordenações Regionais de Goiânia,

Trindade, Aparecida de Goiânia, Inhumas, Goiás e Rio Verde. Cada fase do

projeto possui uma pontuação, que ao final será somada para a classificação das

escolas participantes.

“A

intenção da secretária é de que seja um projeto de Estado, e não um projeto de

Governo. Porque há o potencial de mudar a mentalidade do estudante a longo

prazo, para que ele deixe aquela ideia de que coisa pública não é de ninguém”,

explicou o ouvidor da Seduc Joaquim de Trindade Filho. O ouvidor citou alguns

problemas, como janelas quebradas e deterioração de banheiros, que mostram o

poder dos estudantes na manutenção ou no mau uso do patrimônio público.

Próximas etapas

Até dia 12 de outubro, a

avaliação dos relatórios das auditorias cívicas deve ser concluída. Enquanto

isso, os alunos participam da segunda fase do Estudantes de Atitude, iniciada

na última quarta-feira (2/10): o Game da Cidadania. Nesta etapa, as equipes

escolares devem engajar a comunidade para que o máximo possível de pessoas

jogue e vença o jogo, desenvolvido pela Controladoria-Geral da União (CGU).

O game leva o cidadão a compreender a problemática do combate à

corrupção. Se o jogador atinge a pontuação máxima, ele também pode enviar um

vídeo de um minuto de duração sobre cidadania na escola. Os dez melhores vídeos

também serão premiados pela CGU, com a destinação de R$ 1 mil para as escolas

envolvidas.

Nesta quarta-feira (9/10), será lançada em Aparecida de Goiânia a próxima tarefa do projeto, encabeçada pela Saneago. Chamada de Olho no Óleo, a tarefa visa combater o descarte irregular de óleo de cozinha. Nos próximos dias, será divulgado ainda o Desafio Final, de grande pontuação e com uma proposta surpresa. E no dia 6 de dezembro, será feita a premiação final.

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