Webconferência instala comitês de alinhamento do currículo de Goiás para 2020 no Ensino Fundamental
- Detalhes
A equipe responsável pela implementação da BNCC do Ensino Infantil e Fundamental em 2020 realizou uma webconferência com coordenadores regionais de educação e secretários municipais de educação para ouvir questionamentos sobre como está sendo construída essa parceria entre o Estado e os municípios goianos.
A coordenadora do grupo, Abadia de Lourdes da Cunha, e o
presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Marcelo
Ferreira Costa, responderam as perguntas e dúvidas que surgiram e iniciaram um
processo de formação para que o currículo da Educação Infantil e do Ensino
Fundamental seja único nos entes federativos.
O Estado de Goiás está na vanguarda do trabalho de parceria
com os municípios. Em cada uma das 40 Regionais de Educação foi organizado um
comitê para implantar o trabalho em conjunto e fazer com que o Documento curricular
ampliado para Goiás seja uma realidade para 2020.
Formação
O grupo Pro BNCC está trabalhando a formação dos
professores, que é coordenada pelo Ministério da Educação (MEC). Em Goiás, mais
de 30 mil professores estão inscritos para os cursos EAD. Outro passo será uma
formação organizada pela Seduc e Undime para que esse novo currículo esteja em
debate dentro de todas as unidades educacionais.
Alinhamento
Durante encontro no dia 21 de agosto foi assinado o Termo de
Compromisso para Pactuação do Regime de Colaboração para a Implementação do
Documento Curricular para Goiás. A superintendente de Ensino Fundamental da
Seduc, Giselle Faria, explicou que equipes do Estado e dos municípios estão
trabalhando em conjunto para a criação de um currículo unificado ampliado, a
partir do Documento Curricular (DC) para Goiás, elaborado em 2018.
Neste documento serão organizadas as habilidades em
progressão, que serão iguais para todas as escolas do Estado e de todos os
municípios goianos. “Quando a gente faz isso, o que um aluno aprende em uma
escola do Estado, será a mesma coisa do conteúdo de uma escola do município.
Isso assegura a equidade e, para além disso, garante que a gente faça uma
avaliação única para o Estado todo, crie sistemas de monitoramento e
acompanhamento, garantindo economia de recursos e formação unificada dos
professores. O maior ganho que a gente vai ter é no aprendizado dos alunos”,
ressaltou Giselle.
Marcelo Ferreira da Costa, secretário municipal de Educação
de Goiânia e presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação
– Seccional Goiás (Undime/GO), destacou que a Base Nacional Comum Curricular
(BNCC) não é um documento que deve ser guardado. “Ele deve ser manuseado,
debatido, levado para as formações e trabalhos coletivos. Esse documento vai
inspirar todas as mudanças nos Projetos Político-Pedagógicos (PPPs) das
escolas, todas as mudanças de regimento
e todas as mudanças que nós precisamos para respondermos aos paradigmas
que nos são apresentados a partir de agora. A educação vai mudando e, se não
mudarmos a escola, ela deixará de ser atrativa”, disse.
Em seu discurso, a secretária de Estado da Educação, Fátima
Gavioli, exaltou o trabalho em equipe na construção do Documento Curricular
para Goiás e a cooperação entre diferentes entidades em prol de um documento e
de ações que têm como objetivo elevar o nível da educação. “Nossa intenção é
que o aluno receba a mesma informação, o mesmo conhecimento e o mesmo conteúdo
para, quando for preciso pedir transferência, ele sofra o menor impacto
possível porque as redes municipal e estadual estarão alinhadas em relação à
aprendizagem. Peço a vocês que confiem nesse momento de crescimento que estamos
vendo, porque a rede pública estadual de Goiás é muito forte e penso que o que
faltava era só essa cooperação entre entidades para nos unirmos e criarmos esse
pacto. Peço que façam o mesmo nos municípios, deixando de lado bandeiras
partidárias, somente com o objetivo de fazermos uma educação melhor para os
goianos”, ressaltou.