Webconferência instala comitês de alinhamento do currículo de Goiás para 2020 no Ensino Fundamental

Detalhes

A equipe responsável pela implementação da BNCC do Ensino Infantil e Fundamental em 2020 realizou uma webconferência com coordenadores regionais de educação e secretários municipais de educação para ouvir questionamentos sobre como está sendo construída essa parceria entre o Estado e os municípios goianos.

A coordenadora do grupo, Abadia de Lourdes da Cunha, e o

presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Marcelo

Ferreira Costa, responderam as perguntas e dúvidas que surgiram e iniciaram um

processo de formação para que o currículo da Educação Infantil e do Ensino

Fundamental seja único nos entes federativos.

O Estado de Goiás está na vanguarda do trabalho de parceria

com os municípios. Em cada uma das 40 Regionais de Educação foi organizado um

comitê para implantar o trabalho em conjunto e fazer com que o Documento curricular

ampliado para Goiás seja uma realidade para 2020. 

Formação

O grupo Pro BNCC está trabalhando a formação dos

professores, que é coordenada pelo Ministério da Educação (MEC). Em Goiás, mais

de 30 mil professores estão inscritos para os cursos EAD. Outro passo será uma

formação organizada pela Seduc e Undime para que esse novo currículo esteja em

debate dentro de todas as unidades educacionais.

Alinhamento

Durante encontro no dia 21 de agosto foi assinado o Termo de

Compromisso para Pactuação do Regime de Colaboração para a Implementação do

Documento Curricular para Goiás. A superintendente de Ensino Fundamental da

Seduc, Giselle Faria, explicou que equipes do Estado e dos municípios estão

trabalhando em conjunto para a criação de um currículo unificado ampliado, a

partir do Documento Curricular (DC) para Goiás, elaborado em 2018.

Neste documento serão organizadas as habilidades em

progressão, que serão iguais para todas as escolas do Estado e de todos os

municípios goianos. “Quando a gente faz isso, o que um aluno aprende em uma

escola do Estado, será a mesma coisa do conteúdo de uma escola do município.

Isso assegura a equidade e, para além disso, garante que a gente faça uma

avaliação única para o Estado todo, crie sistemas de monitoramento e

acompanhamento, garantindo economia de recursos e formação unificada dos

professores. O maior ganho que a gente vai ter é no aprendizado dos alunos”,

ressaltou Giselle.

Marcelo Ferreira da Costa, secretário municipal de Educação

de Goiânia e presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação

– Seccional Goiás (Undime/GO), destacou que a Base Nacional Comum Curricular

(BNCC) não é um documento que deve ser guardado. “Ele deve ser manuseado,

debatido, levado para as formações e trabalhos coletivos. Esse documento vai

inspirar todas as mudanças nos Projetos Político-Pedagógicos (PPPs) das

escolas, todas as mudanças de regimento 

e todas as mudanças que nós precisamos para respondermos aos paradigmas

que nos são apresentados a partir de agora. A educação vai mudando e, se não

mudarmos a escola, ela deixará de ser atrativa”, disse.

Em seu discurso, a secretária de Estado da Educação, Fátima

Gavioli, exaltou o trabalho em equipe na construção do Documento Curricular

para Goiás e a cooperação entre diferentes entidades em prol de um documento e

de ações que têm como objetivo elevar o nível da educação. “Nossa intenção é

que o aluno receba a mesma informação, o mesmo conhecimento e o mesmo conteúdo

para, quando for preciso pedir transferência, ele sofra o menor impacto

possível porque as redes municipal e estadual estarão alinhadas em relação à

aprendizagem. Peço a vocês que confiem nesse momento de crescimento que estamos

vendo, porque a rede pública estadual de Goiás é muito forte e penso que o que

faltava era só essa cooperação entre entidades para nos unirmos e criarmos esse

pacto. Peço que façam o mesmo nos municípios, deixando de lado bandeiras

partidárias, somente com o objetivo de fazermos uma educação melhor para os

goianos”, ressaltou.

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