Professores de Língua Portuguesa e Matemática da Rede Estadual passam por formação continuada

Realizadas pelo Centro de Estudos, Pesquisa e Formação dos Profissionais da Educação (Cepfor), formações oportunizam estudos sobre avaliação, descritores e análise curricular desses componentes

A Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc) oferta, desde maio deste ano, formação continuada on-line para professores de Língua Portuguesa e Matemática. Os cursos, ministrados pela equipe do Centro de Estudos, Pesquisa e Formação dos Profissionais da Educação (Cepfor) via Microsoft Teams, buscam contribuir para o planejamento e a socialização de estratégias metodológicas relacionadas a esses componentes curriculares.

Ao todo, 917 profissionais da Educação que atuam em escolas estaduais jurisdicionadas às coordenações regionais de Educação de Aparecida de Goiânia, Goiás, Goianésia, Itaberaí, Luziânia, Piracanjuba, Planaltina, Rio Verde, São Miguel do Araguaia, Silvânia, São Luiz de Montes Belos, Itapaci, Palmeiras e Jussara realizaram a formação.

Análise estatística de avaliações

“As formações continuadas têm propósito de estabelecer espaços para reflexões sobre os principais desafios enfrentados pela rede de ensino do estado de Goiás a partir dos resultados provenientes das avaliações de larga escala”, conta o gerente de Estudos e Pesquisa para o Desenvolvimento dos Profissionais da Educação da Seduc, Wagner Alceu Dias.

De acordo com o gerente, o uso da metodologia de análise estatística de avaliações internas e externas possibilita aos professores dessas áreas do conhecimento a execução de um planejamento pedagógico contextualizado, o que gera benefícios tanto para o educador quanto para o estudante.

“A partir das orientações da formação, os professores conseguem instrumentalizar o Documento Curricular para Goiás Ampliado (DC-GO Ampliado) junto com a matriz de referência na hora do planejamento”, ressalta Wagner Alceu Dias. “Também, a partir do uso dos resultados das avaliações de larga escala, o professor consegue concentrar os esforços com mais precisão, nas habilidades que ainda não foram consolidadas, estreitando a desigualdade das aprendizagens”.

Futuras formações

As Coordenações Regionais de Educação (CREs) que tiverem interesse em disponibilizar a formação para os profissionais da rede estadual de Educação de sua região podem solicitar a realização do curso via SEI. No memorando, as equipes devem indicar o conteúdo a ser trabalhado e a data e horário desejados. O curso é realizado de forma on-line, por meio da plataforma Microsoft Teams e tem duração de 4 horas.