Oficina de tecnologia incentiva interação, ludicidade e criatividade em sala de aula
- Detalhes
Capacitação foi realizada na manhã desta
sexta-feira, 20/09, em Goiânia
As professoras Oneida Fernandes Pereira, de Matemática, e Ainoan Viana de Sousa Santos, de Língua Portuguesa, do Colégio Estadual Severiano de Araújo, da Vila Mutirão II, região noroeste de Goiânia, vão agregar ao projeto para a Semana do Trânsito que estão preparando para a sua escola informações e técnicas criativas a que tiveram acesso em oficina realizada na manhã desta sexta-feira, 20/09.
A oficina “Cultura Maker 4:0: Máquinas Motorizadas
para Professores da Educação Básica” da qual as duas professoras participaram,
reuniu, em Goiânia, professores formadores, das unidades escolares e dos
Núcleos de Tecnologia Educacional (NTEs) de diferentes regiões do estado. Todos
tiveram acesso a técnicas, recursos e artefatos, e a um treinamento de como
utilizar coisas simples e a tecnologia em sala de aula. Na verdade, de forma
leve, levarão para as escolas da rede pública estadual de ensino, conhecimento
que poderá proporcionar, por meio da criatividade, mais interação, ludicidade,
colaboração, cooperação, coletividade e interesse pela aprendizagem.
A oficina foi promovida pela Secretaria de Estado
da Educação de Goiás (Seduc), por meio do Centro de Estudos, Pesquisa e
Formação dos Profissionais de Educação, do Núcleo de Tecnologia Educacional de Goiânia
(NTE) e Coordenação Regional de Educação de Goiânia (CRE), e a Pontifícia
Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). O projeto que ampara a oficina foi
desenvolvido na PUC-SP.
Interdisciplinar
No projeto, a vivência e a experimentação são
valorizadas, assim como o desenvolvimento de competências socioemocionais
criativas, por meio dos conceitos provenientes da STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics – Ciência,
Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática).
Um dos
principais componentes é a integração. Em vez de se trabalhar conteúdos de modo
isolado, as atividades são baseadas em projetos e investigações com foco na
aprendizagem interdisciplinar alinhados ao dia a dia e à vida dos estudantes e
da comunidade escolar.
No
treinamento foram abordados a elaboração de projetos na interface da educação
maker 4.0 na STEAM com as competências indicadas na Base Nacional Comum
Curricular (BNCC); desenvolvimento e prototipação e criação de máquinas
motorizadas; organização do material que será utilizado no desenvolvimento da
máquina motorizada; acréscimo de motores, baterias e chave liga-desliga nas
máquinas motorizadas; utilização das principais ferramentas na prototipação e
criação de máquinas motorizadas; acréscimo de arte na máquina motorizada;
socialização da prototipação e criação de máquinas motorizadas na internet.
Oneida e
Ainoan, todo o tempo, fizeram anotações e fotos que, de acordo com elas, vão
enriquecer não só o novo projeto da Semana de Trânsito de 2019, mas também
outros mais de 10 projetos que a escola delas, Colégio Estadual Severiano de
Araújo, desenvolve.