Centro de Ensino em Período Integral de Aparecida de Goiânia se classifica na Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa
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Artigo de Opinião e Documentário produzidos por alunos do CEPI Nova Cidade foram selecionados para a fase estadual da competição
Os alunos do Centro de Ensino em Período Integral
(CEPI) Nova Cidade, em Aparecida de Goiânia, se classificaram para a fase
estadual da Olimpíada de Língua Portuguesa (OLP) com dois trabalhos: um documentário
e um artigo de opinião.
O documentário foi produzido pelas estudantes
Estefany Santos de Melo, Fernanda Maria Nunes dos Santos e Simara Souza Santos
e o artigo foi escrito pelo estudante Leandro John Pinheiro dos Santos. Os
professores Maykon Rodrigues, Weber Wilson e Cleube Sérgio supervisionaram os
trabalhos nas disciplinas de Língua Portuguesa e Cinema.
Conforme o edital da OLP, poderiam participar da categoria
artigo de opinião alunos do 3º ano do Ensino Médio e da produção do documentário,
estudantes do 1º e 2º ano do Ensino Médio.
A Olimpíada de Língua Portuguesa é um concurso de
produção de textos direcionado aos alunos e professores de escolas públicas de
todo o país e podem participar estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º
ano do Ensino Médio.
As categorias são divididas em poemas, memórias
literárias, crônicas, documentários e artigos de opinião. As premiações variam
de acordo com as etapas de classificação (municipal, estadual, regional e
nacional), e incluem cupons para retirada de livros, leitor de livro digital e
viagem cultural.
Artigo de
opinião
O tema deste ano foi o mesmo das edições anteriores:
“O Lugar Onde Vivo”. A proposta da temática é aproximar os participantes da realidade
vivida em suas comunidades a partir do viés da cidadania. O professor Cleube
Sérgio explicou que o processo de produção do artigo com os alunos passou pela
fase de leitura de artigos prontos, pesquisa sobre o tema, exercício de escrita
e revisão. O estudante Leandro John, que teve seu texto selecionado entre os 26
produzidos pela turma, abordou o problema da violência urbana.
“Ele fez várias redações a partir das minhas orientações
e o resultado final foi este, um belo artigo de opinião, que culminou na
classificação do nosso aluno do 3º ano”, elogiou o professor de Língua Portuguesa.
Leandro John, 17 anos, contou que se inspirou em um
texto exibido em sala de aula pelo professor e buscou dados na área de
segurança para embasar sua argumentação. “Foi uma experiência bem interessante.
Geralmente faço redação só em prova ou valendo nota, mas desta vez eu pude
escrever livremente”.
Documentário
Já na categoria documentário, as estudantes
Estefany, Fernanda e Simara decidiram mostrar a realidade do Setor Nova Cidade,
em Aparecida de Goiânia, bairro onde está situada a escola onde estudam.
O enfoque dado pelas três foram as mudanças da
região com o passar do tempo e os pontos positivos e negativos do local. Sobre
a produção, as alunas do 1º ano comentaram que precisaram usar a criatividade.
“A gente não tem condição para alugar equipamento, então fizemos tudo
improvisado. Usamos um celular para gravar os áudios e outro para gravar as imagens.
Colocávamos o celular apoiado em uma pilha de livros ou usávamos um pau de
selfie”, contou Simara.
Segundo ela, a edição do material foi feita no
computador da própria escola. “Foi uma experiência ótima! Nem achamos que
iríamos ganhar. Foi uma surpresa! Foi um mês gravando, fazendo entrevistas com
as pessoas, mas não pensamos que iríamos ser selecionadas”, confessou Simara.
“Esse resultado demonstrou o potencial de nossos
alunos. Embora com poucos recursos em mãos, nós conseguimos fazer um ótimo
trabalho, em que os estudantes puderam se destacar. Agora eles estão super
empolgados”, destacou o professor Cleube Sérgio.