Seduc inicia ação "foco na aprendizagem" para monitorar o aprendizado dos alunos
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A Secretaria de Estado da Educação (Seduc)
inicia em setembro a ação Foco na Aprendizagem. O desenvolvimento dos alunos
matriculados na rede estadual de educação é o principal foco do governo de
Goiás e, para isso, foi criada esta ação que tem como objetivo mensurar o
aprendizado dos alunos por meio de simulados que serão aplicados semanalmente
nas turmas de 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio com
mais de 20 alunos. O primeiro simulado já será aplicado nesta terça-feira (3).
A ação é desenvolvida pela Seduc, por meio das
Superintendências de Ensino Fundamental e Ensino Médio, que enviam materiais
para Atividades Pedagógicas Complementares (APC), além dos próprios simulados.
Os trabalhos devem ser desenvolvidos durante a semana de aula de forma
conciliada ao currículo previsto para o período. Já os simulados serão aplicados
todas às terças-feiras subsequentes ao trabalho com as Atividades Pedagógicas
Complementares. Os resultados devem ser inseridos na plataforma, desenvolvida
em parceria com o Instituto Unibanco, para que a Gerência de Produção de
Material para o Ensino Fundamental e Ensino Médio tenha acesso e possa
sistematizar os dados por regional para monitorar o aprendizado dos alunos.
Os simulados abordarão as disciplinas de Língua
Portuguesa e Matemática. O objetivo maior da ação é que os professores
encontrem na Seduc apoio para criar novas oportunidades de aprendizagem em sala
de aula, por meio das atividades que proporcionam espaços de retomada e
recuperação de conteúdo e habilidades necessárias aos alunos. Com os dados,
será possível monitorar e fazer o acompanhamento pedagógico das unidades que
tenham mais dificuldade no aprendizado. Os materiais complementares servem de
suporte e apoio para que o professor consiga potencializar a aprendizagem e
fechar lacunas.
Segundo a secretária Fátima Gavioli, essa ação
é muito importante porque segue uma determinação do governador de conseguir
identificar onde é necessário fazer mudanças no ensino e na aprendizagem.
"A atividade faz revisão do conteúdo ministrado no período, assim como de
habilidades dos bimestres anteriores. Os simulados permitirão avaliar e
monitorar o aprendizado dos estudantes, dando-nos um diagnóstico de como cada
regional está e onde é preciso fazer correções e adequações", disse ela.