Governo de Goiás faz escuta de estudantes sobre Novo Ensino Médio

Detalhes

Nessa segunda etapa, participam da pesquisa estudantes matriculados no 9º ano do Ensino Fundamental e na 1ª e 2ª séries do Ensino Médio da rede estadual. Prazo para aplicação vai até 30 de setembro

O Governo de Goiás iniciou, na última segunda-feira (13/9), a aplicação do II Questionário de Escuta dos Estudantes da Rede Pública do Estado de Goiás para alunos matriculados no 9º ano do Ensino Fundamental e na 1ª e 2ª séries do Ensino Médio. A iniciativa visa contribuir com as práticas escolares e fomentar a elaboração de projetos educacionais propostos pela Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc), de modo a promover um ensino mais significativo.

Além dos aspectos pedagógicos, a aplicação do formulário fornecerá informações que contribuirão para a etapa final de implementação do Novo Ensino Médio em Goiás. A partir das respostas será possível mapear os interesses e expectativas dos estudantes destas etapas de ensino e conhecer a realidade de cada território, o que possibilitará a adequação das propostas de acordo com as demandas desta faixa etária.

“Cada um poderá fornecer informações a respeito da implementação do novo Ensino Médio sob pontos de vistas diferentes, o que será importante no processo de mudança para o Novo Ensino Médio”, afirmou a superintendente de Ensino Médio da Seduc, Osvany Gundim, sobre a relevância da metodologia de escuta.

Caberá às escolas estaduais a definição das estratégias de aplicação do questionário, que será disponibilizado de forma on-line e conta com questões objetivas sobre a formação.

Ao todo, 50% dos estudantes de cada unidade escolar matriculados nessas etapas de ensino deverão participar da escuta. Prazo para o envio das respostas se encerra no dia 30 de setembro.

https://www.youtube.com/watch?v=pYR6h8ris2M

Escuta
Esse é o segundo questionário de escuta destinado aos estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Em 2019, cerca de 45 mil alunos destas etapas de ensino responderam a perguntas sobre o futuro profissional, as áreas de conhecimento nas quais desejam se aprofundar e sobre o turno de interesse para os estudos.
 
Além disso, a Seduc, por meio da Superintendência de Ensino Médio, realiza rodas de conversa com estudantes e formações sobre as propostas do Novo Ensino Médio para professores e profissionais da Educação. A intenção é incentivar o diálogo entre os atores envolvidos nesse processo, permitindo que eles exponham suas dúvidas, anseios e expectativas.
 
Novo Ensino Médio
O Novo Ensino Médio consiste na mudança da estrutura desta etapa de ensino, com a ampliação do tempo mínimo do estudante na escola de 800 horas para 1.000 horas anuais (até 2022) e a definição de uma nova organização curricular, mais flexível, que contemple a oferta de diferentes possibilidades de escolhas aos estudantes, os itinerários formativos.
 
Em Goiás, o novo modelo está em fase de implementação desde o ano passado. Em 2021, mais 48 turmas da rede estadual iniciaram a oferta do Novo Ensino Médio com itinerário formativo técnico-profissionalizante.

Plano Estadual de Educação
Essa ação atende as metas 04 e 05 do Plano Estadual de Educação (PEE)