Conhecimento científico no cotidiano escolar é tema de formação oferecida pela Seduc
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Aulas terão início na próxima
segunda, 19. São 35 vagas para professores das escolas de tempo integral de
Goiânia e Aparecida de Goiânia
A Secretaria de Educação do Estado de Goiás (Seduc), em parceria com a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), oferece curso de formação para professores das escolas em tempo integral da rede pública estadual de Goiânia e Aparecida de Goiânia.
O curso “Conhecimento Científico no Cotidiano da Escola” terá início na próxima segunda-feira (19/8), na Faculdade Alfredo Nasser (Unifan), onde serão realizados os encontros mensais. O restante do curso será ofertado à distância. Foram ofertadas 35 vagas para professores de turmas do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e da 1ª a 3ª série do Ensino Médio.
A
formação é coordenada pelo Centro de Estudos, Pesquisa e Formação dos Profissionais
da Educação da Seduc Goiás e tem como objetivo apresentar e construir
mecanismos didático-pedagógicos que contribuam na capacitação e
instrumentalização dos professores.
A
superintendente do Centro de Formação da Seduc Goiás, Rita de Cássia Ferreira,
explica que o curso foi estruturado em cinco módulos de oito horas, distribuídos
entre os meses de agosto a novembro de 2019. “Os módulos foram pensados e
planejados de maneira integrada, tendo como fio condutor o proceder científico
no cotidiano escolar”.
Módulos
O
primeiro módulo aborda o conhecimento científico e o conhecimento cotidiano; o
segundo faz uma leitura cientifica e a conexão com o cotidiano; o terceiro tem
como tema as teorias e práticas no processo de planejamento, elaboração e execução
de projeto científico. Já o quarto módulo enfoca a ciência produzida e a
ciência ensinada e o último destaca as formas de abordagem da ciência na
escola.
Rita
de Cássia Ferreira destaca que o curso de capacitação é um pontapé inicial na
formação continuada dos professores de Goiás. “Existia uma lacuna nessa área, que
agora deixará de existir porque o Centro de Formação vai identificar as
necessidades e criar mecanismos de formação com foco no desenvolvimento da
educação de qualidade”.