Gestores de escolas de tempo integral participam de formação
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A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) promoveu nesta quinta-feira (15) um encontro para formação de gestores de escolas de tempo integral de todo o Estado. O evento foi realizado no Bizz In Hotel, em Goiânia, e é uma continuidade do I Encontro de Educação Integral de 2019, iniciado no último dia 7.
Este encontro reuniu diretores e coordenadores de
escolas em tempo integral com o objetivo de repactuar metas para os Centros de
Ensino em Tempo Integral (Cepis) e retomar as discussões e os princípios dessas
escolas. Conforme explicou a superintendente de Educação Integral, Márcia
Antunes, todos os Cepis trabalham com metas articuladas junto à secretaria e a
intenção é que elas sejam efetivamente cumpridas. "Temos metas voltadas
para a aprendizagem, melhorar a proficiência em português e matemática, mas queremos
também que esses meninos sejam bons em produção científica, em química, física,
biologia, inglês, espanhol, ou seja, todas as áreas do conhecimento. Temos
também metas de combate à evasão. Nosso objetivo principal é zerar a evasão e a
reprovação nesses Cepis, uma vez que os alunos passam o dia todo na escola e
têm uma série de possibilidades de aprender e se envolver mais",
ressaltou.
A superintendente também exaltou o engajamento dos
alunos dos Cepis, com as ações de projeto de vida, clubes e práticas de
laboratório. "Temos muito claro o protagonismo desses jovens, queremos que
eles tenham seus projetos de vida feitos e bem claros, sendo executados
realmente. Toda a estrutura e a proposta que essas escolas têm, já articulam o
atingimento dessas metas. Então, os componentes curriculares já dão mais
condições para que esses alunos participem de vestibulares, do Enem, e cheguem
numa condição melhor de preparo."
Bons
resultados
João Batista, diretor do Cepi Silvio de Melo, de Morrinhos, participou do encontro. O Cepi teve a melhor nota do Enem no Estado em 2018, além da aprovação de todos os alunos concluintes do ensino médio em instituições de ensino superior, sendo 73% em instituições públicas. "A proposta pedagógica desse modelo traz condições para que o aluno da escola pública possa conseguir o que ele realmente quer. Trabalhamos muito a questão do projeto de vida e a questão dos sonhos, que ele pode fazer o sonho dele realidade, com estudo e dedicação. A escola é a retaguarda disso, porque ela trabalha para dar as condições necessárias para que esse aluno consiga chegar ao objetivo dele. Esse modelo de escola procura formar o cidadão para o que ele deseja ser, a expectativa da escola é que no meio da 3ª série ele esteja preparado para decidir o caminho dele. Talvez seja esse fato, de mostrar ao aluno que ele pode, que seja nosso diferencial", disse.