Jovens reeducandos participam de oficinas de Break e Grafiti
- Detalhes
Aulas
foram ministradas no Centro de Educação e Jovens e Adultos Arco-Íris
A Secretaria
Estadual da Educação (Seduc), por meio do Centro de Estudo e Pesquisa Ciranda
da Arte, promoveu oficinas de Break e Grafiti para adolescentes que estão em cumprimento de medidas
socioeducativas, internos do Centro de Internação Provisória de Goiânia (CIP), e do
Centro de Atendimento Socioeducativo de Goiânia (Case).
As
oficinas foram promovidas em parceria com a Secretaria de
Desenvolvimento Social (SEDS) e realizadas durante
o primeiro semestre de 2019 no Centro de
Educação para Jovens e Adultos Arco Iris (CEJA Arco-Íris). Aulas foram ministradas por professores da Seduc, lotados no
Ciranda da Arte.
A
iniciativa tem como objetivo integrar
os jovens e oportunizar uma vivência cultural e o acesso às artes urbanas. O professor de Artes Visuais, Santiago Lemos, que realizou
a oficina de Grafiti, comenta que “esse tipo de parceria é muito importante,
pois oportuniza o processo de ressocialização, além de estimular o lado
criativo dos adolescentes e promover uma nova perspectiva de vida”.
Break e Hip Hop
A
atividade trabalhou aspectos como coordenação motora, construção de
personagens, elaboração de letras, além de envolver os alunos no conhecimento
da história do Grafiti e os diferentes estilos e técnicas. Durante a oficina de
Break, dança do movimento hip-hop, foram utilizadas técnicas básicas de dança como
ritmos, expressão corporal, princípios de técnicas do Break e o uso de uma
metodologia participativa.
Para
o professor de Dança, Johnathans Black, “a dança de rua tem o poder de incluir
os jovens excluídos socialmente nas zonas urbanas, por meio da expressão
artística com atitude e protesto”, conclui. Esse é um movimento de revolução,
marcado pela realidade das periferias urbanas e a reivindicação de melhorias de
vida.
De acordo
com a coordenadora de Profissionalização da Casa de Semiliberdade, Ludmilla
Pereira de Amorim, as oficinas realizadas proporcionaram aos jovens a
oportunidade de contemplar vivências com arte e cultura, garantindo o
desenvolvimento pessoal e social, “estreitando os vínculos desses jovens com o
espaço escolar e assegurando experiências favoráveis ao exercício deles em
sociedade”.