Alunos de escolas em tempo integral da rede estadual apresentam melhores resultados no Enem

Detalhes

Bom

desempenho dos estudantes dos Centros de Ensino em Período Integral é resultado

dos investimentos do Governo de Goiás em uma série de ações

Os Centros de Ensino em Período Integral (CEPIs) da

rede pública estadual estão entre as escolas que obtiveram os melhores

resultados do Estado no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem). O bom desempenho

dos alunos na mais importante avaliação de conhecimentos do país é fruto de um

conjunto de ações desenvolvidas pela Secretaria Estadual da Educação (Seduc) em

todas as escolas em tempo integral da rede.

Uma das ações que colabora para os bons resultados

é o Projeto de Vida, que desde a 1ª série do Ensino Médio, com a ajuda de um

tutor, auxilia o aluno a traçar metas e ações que o ajudarão a realizar seus

sonhos pessoais e acadêmicos. Associado a isso, o estudante também participa de

aulas de Pós-Médio, Práticas de Laboratório e disciplinas eletivas voltadas à formação

integral e acadêmica de excelência.

Ao longo do ano, são realizados também quatro

simulados para que os estudantes tenham a oportunidade de vivenciar a

experiência prática da prova e, para isso, eles recebem orientações de

preparação emocional e são mobilizados a fazer a inscrição no exame.

Resultados

A rede pública de Goiás possui neste ano 694

escolas que ofertam o Ensino Médio, das quais 66 são de educação integral. Das

100 melhores escolas da rede estadual classificadas no Enem 2018, 38 são de

tempo integral.

A aprovação de estudantes de período integral é de

94,1% enquanto o abandono é de apenas 1,4% na rede. Em 2018, dos 3.659

estudantes matriculados em CEPIs, 84,1% inscreveram no ENEM e, destes, 61%

foram aprovados em cursos superiores, totalizando 1.900 novos acadêmicos.

A melhor colocação por média objetiva foi

conseguida pelo CEPI Sylvio de Mello, em Morrinhos, com 579,86 pontos, além da

melhor média de redação com 680 pontos. Segundo o diretor da unidade, João

Batista Eduardo Silva, ao longo de seis anos de implantação, foi possível

perceber que a formação do jovem em sua integralidade traz resultados

significantes.

"Em 2018, tivemos 73% dos nossos alunos

aprovados em instituições públicas, algo que até pouco tempo era inimaginável

para uma escola pública. Os alunos se tornam jovens protagonistas, solidários,

capazes de opinar e conviver melhor em sociedade. Tais resultados não podem ser

medidos, mas também são conquistas da escola integral", destacou.

Aluno do CEPI Sylvio de Mello, Eduardo Ávila

Andrade foi aprovado no curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal

de Goiás (UFG). Ele afirma que, além do aprendizado no CEPI, é também

importante a questão social, que trabalha com valores humanos e morais,

fortalecendo a formação do indivíduo enquanto pessoa e cidadão.

"Isso é muito bom, porque se você cresce

nesses aspectos, consequentemente crescerá em todas as outras áreas. Hoje, na

universidade pública, eu consigo ver o quanto a educação é importante e o

quanto a sociedade precisa disso. O tipo de ensino que eu tive acesso me fez

descobrir um potencial que eu não sabia que tinha, e, além de tudo, me deu base

e incentivo para correr atrás dos meus sonhos e estar onde estou hoje",

diz Eduardo.

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