Governador Caiado entrega 1.386 chromebooks para alunos da rede estadual de Valparaíso de Goiás

No total foram investidos quase R$ 145 milhões na aquisição de 60 mil chromebooks. Equipamentos serão utilizados para ajudar os alunos na preparação ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021

Nesta segunda-feira (13/09), o governador Ronaldo Caiado fez a entrega de 1.386 chromebooks para os estudantes do 3º ano do Ensino Médio da rede pública estadual de Valparaíso de Goiás. A distribuição foi realizada junto com a cerimônia de entrega de 474 unidades habitacionais para as famílias do município.

No total, a Regional de Novo Gama, que inclui também Valparaíso de Goiás e Cidade Ocidental, recebeu 2.662 chromebooks para serem destinados aos alunos que estão se preparando para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Ronaldo Caiado lembrou que, de 2019 até agora, o Governo de Goiás alcançou a marca histórica de R$ 1,7 bilhão de investimentos na área educacional. Os recursos, segundo ele, foram destinados à reforma e ampliação das 1.049 escolas nos 246 municípios, na implantação de laboratórios de Física, Química, Biologia, informática e Robótica, na melhoria da alimentação escolar, em inovações tecnológicas e ainda na aquisição de uniformes, tênis, mochilas, kits de material escolar, entre outros.

“Tudo que temos feito tem como objetivo manter nosso Estado na vanguarda do ensino público do país. Estamos trabalhando para criar um padrão de excelência na educação, de forma que nossas escolas sejam reconhecidamente melhores do que as instituições de ensino da rede privada”, afirmou.

Benefícios para o entorno

No entorno do DF, o governador também lembrou as melhorias e avanços a partir de 2019, citando o fim do ‘turno da fome’, onde os alunos tinham apenas três horas diárias de aulas e não contavam com ensino nem com alimentação adequada. “Bastou somente um ano para resolvermos essa questão histórica que as gestões passadas não tiveram coragem de resolver”, acrescentou.

Na área de tecnologia, Ronaldo Caiado destacou os quase R$ 145 milhões investidos na aquisição de 60 mil chromebooks, os R$ 9,5 milhões na implantação do sistema de reconhecimento facial nas 143 escolas do entorno do DF e ainda os cerca de R$ 500 mil na compra dos dispositivos de visão artificial, o Orcam My Eye.

“Esse equipamento melhora a aprendizagem das crianças e também dá a elas autonomia e independência”, salientou o governador, acrescentando que a meta do Governo de Goiás é levar essa tecnologia para todos os alunos com baixa visão ou cegueira da rede pública.

Caiado também citou os investimentos feito no programa Conectar, para que todas as escolas da rede estadual possam garantir serviço de internet banda larga em todas as unidades educacionais do Estado. “É dessa forma que se educa as pessoas, com dignidade e respeito”, finalizou o governador.

Opinião dos estudantes

Logo após receber o chromebook das mãos do governador Ronaldo Caiado, Luiz Henrique Avelino, aluno do Centro de Ensino em Período Integral (Cepi) Marajó, comentou que ficou muito feliz em saber que, a partir de agora, poderá contar com o computador para estudar.

Luiz tem 18 anos e está se preparando para prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em busca de uma vaga no curso de Medicina. “Como a minha escola é de tempo integral, vou poder usar esse equipamento durante as aulas para pesquisas e estudos. Assim, vou poder me preparar muito mais para realizar o meu grande sonho”.

Caroline Pacífico, que estuda no Colégio Estadual de Valparaíso, foi outra aluna que representou simbolicamente os demais estudantes do município que receberam o chromebook durante o evento. Segundo ela, que planeja fazer faculdade de Pedagogia, o equipamento vai contribuir demais para o seu preparo.

A estudante também elogiou a distribuição dos conjuntos de uniformes pelo Governo de Goiás. “Eu gostei muito. Achei que é uma roupa bonita e muito confortável”. Caroline é totalmente favorável ao uso do uniforme que, na opinião da jovem, ajuda na padronização das escolas e reforça o sentido de organização.

Melhor preparo

Pela primeira vez se preparando para fazer o Enem, as adolescentes Árika Azevedo e Mylena Batista, colegas de turma no Colégio Estadual Desembargador Dilermando Meireles (Cedim), acreditam que o chromebook vai facilitar demais a vida de ambas, já que o equipamento permite o acesso à internet de qualquer lugar.

“A tecnologia está presente o tempo todo em nossas vidas. Além disso, esse computador é uma ferramenta que vai nos estimular a estudar ainda mais”, completa Mylena, que se prepara para prestar o Enem e conquistar uma vaga no curso de Administração.

Árika, que tem a intenção de cursar faculdade de Psicologia, diz que estuda diariamente e por isso se sente bem preparada e muito confiante. “E, agora, com o chromebook, vou poder ampliar ainda mais o tempo que dedico aos estudos”, diz ela. Mylena lembra que a maioria de seus colegas de escola, por não ter computador em casa, não tinha acesso à internet, mas agora isso vai mudar.

Presenças

A cerimônia de entrega dos chromebooks em Valparaíso de Goiás contou com as presenças do deputado federal Adriano do Baldy; deputado estadual Wildes Cambão; vice-governador Lincoln Tejota; prefeito do município, Pábio Mossoró; deputado distrital Eduardo Pedrosa; presidente interino da Agehab, Luiz Sampaio; secretário estadual de Comunicação, Tony Carlo; além dos prefeitos de Novo Gama, Carlos Alves dos Santos; da Cidade Ocidental, Fábio Correa, de Planaltina de Goiás, Cristiomário de Sousa Medeiros, além de outras autoridades políticas da região.