Governo de Goiás e Seduc apresentam projeto Estudantes de Atitude

Ação será desenvolvida com apoio e parceria do Tribunal de Contas do Estado, Ministério Público de Goiás, Universidade Estadual de Goiás e Saneago

O Governo de Goiás apresenta nesta quinta-feira (18/7), o projeto Estudantes de Atitude. A ação é desenvolvida em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Controladoria Geral do Estado de Goiás (CGE) e Saneago.

O projeto será apresentado no gabinete do controlador-geral, Henrique Ziller, com a presença da secretária de educação, Fátima Gavioli, e dos coordenadores regionais de Educação de Aparecida de Goiânia, Trindade, Inhumas, Goiânia, Goiás e Rio Verde, que foram os polos escolhidos para serem os primeiros a receber a ação.

O projeto conta também com o apoio do Ministério Público de Goiás (MP/GO), Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE), Universidade Estadual de Goiás (UEG), entre outros.

O objetivo da iniciativa é estimular a cidadania e a participação social dos alunos da rede pública de ensino. Serão abertas inscrições para até 100 escolas nas quatro regionais participantes. A estimativa é de que participem mais de 300 professores e 4 mil alunos, que devem elaborar projetos que mostrem um olhar cuidadoso com a comunidade escolar ou com a infraestrutura da unidade educacional.

Segundo o ouvidor da Seduc, Joaquim Trindade Filho, o projeto será importante para demostrar o amadurecimento da sociedade. "Dentro desse projeto vai nascer também o Aluno Ouvidor, para que o estudante construa uma ouvidoria dentro da escola que faça a ponte entre a sociedade e a unidade de ensino", enfatiza.

Game da cidadania

Além disso, será proposta uma Missão Especial, o Game da Cidadania. O objetivo é desenvolver a consciência crítica sobre pequenos atos de corrupção que, muitas vezes, passam despercebidos no dia a dia das pessoas e são, indevidamente, tratados como algo de pouca relevância.

Os melhores trabalhos receberão premiação e serão publicados nas páginas e redes sociais da Controladoria Geral da União (CGU), a fim de tornar o participante um protagonista da ação de combate à corrupção.

Já a Tarefa Especial consiste na arrecadação de óleo usado para o programa Olho no Óleo, da Saneago. A estimativa é de que esta atividade atinja 54 mil pessoas e arrecade mais de 10 mil litros de óleo. Cada galão de óleo arrecadado vale 1.000 pontos e, à medida que os pontos forem acumulados, a escola ganha prêmios, que vão desde kits de arborização, jogos de tabuleiro, esportivos, livros e kits de captação de água da chuva.

Estão previstas ainda premiações para professores e alunos. Os educadores serão premiados com cursos no exterior, já os 100 primeiros colocados entre os alunos ganharão uma viagem de fim de semana para Caldas Novas, com tudo pago.