Escolas de Ensino Fundamental com menores índices de aprendizagem terão atenção especial
- Detalhes
Plano de
ações prevê atividades específicas de acompanhamento pedagógico nas escolas, monitoramento
da execução das atividades, intervenções pedagógicas semanais, elaboração de
orientações quinzenais
A partir de uma agenda de aprendizagem a ser
desenvolvida pela Secretaria Estadual da Educação de Goiás (Seduc), por meio da
Superintendência de Educação Infantil e Ensino Fundamental juntamente com 12 Coordenações
Regionais de Educação (CREs), 24 escolas estaduais de Ensino Fundamental com os
menores índices de aprendizagem no Saeb 2017 e Saego 2018 participarão de uma
ação especial para melhorar a aprendizagem dos seus alunos.
Um plano de ação básico foi elaborado e está
norteando as primeiras reuniões para a implementação desta ação, que deve
impactar positivamente os índices de proficiência nestas unidades escolares. Um
cronograma prevê que esse trabalho deve se estender até o início do mês de
outubro e neste momento, o plano de ação está sendo apresentado e discutido com
os coordenadores destas regionais.
As 24 unidades escolares prioritárias são das
regionais de Águas Lindas (sete escolas), Aparecida de Goiânia (duas), Campos
Belos (três), Formosa (duas), Goiás (duas), Iporá (uma), Jussara (uma),
Planaltina de Goiás (uma), Posse (duas), Rubiataba (uma), Trindade (uma) e de
Uruaçu (uma).
Olhar de
perto
O acompanhamento e monitoramento intensivos com
foco no trabalho em sala de aula é um dos principais pilares das atividades
desta ação e a melhoria do processo de ensino e aprendizagem deverá resultar,
já a partir deste ano, em melhoria da educação ofertada aos estudantes nestas
escolas.
Esta ação integra os esforços do Governo de Goiás,
por meio da Seduc, para que as escolas estaduais, em meio aos gigantescos e
históricos desafios, reestruturem seu trabalho pedagógico para que os alunos
façam e concluam seus estudos com êxito.
O objetivo desta ação é fazer, muito de perto, um
acompanhamento pedagógico envolvendo os gestores, professores, coordenadores
pedagógicos e técnicos da Superintendência de Educação Infantil e Ensino
Fundamental, além dos coordenadores regionais aos quais essas unidades escolares
são jurisdicionadas.
Parceria
A base desta ação é o Documento Curricular para
Goiás (DC-GO), com a parceria do Projeto Saberes e da Rede Colaborativa de
Tutoria, entre outros. O trabalho conjunto da Superintendência e Coordenações
vai possibilitar que as atividades se aproximem do perfil de cada uma das
regionais e até mesmo de especificidades de cada uma das 24 escolas que terão
esta atenção especial.
O plano de ações prevê, além de reuniões, encontros
e oficinas, atividades específicas de acompanhamento pedagógico nas escolas, sensibilização
de parceiros, monitoramento da execução das atividades, intervenções
pedagógicas semanais, elaboração de orientações quinzenais, levantamento de
contribuições dos tutores, listas de exercícios, visitas in loco e avaliação e
análise de resultados que forem sendo alcançados.