Escolas de Ensino Fundamental com menores índices de aprendizagem terão atenção especial

Detalhes

Plano de

ações prevê atividades específicas de acompanhamento pedagógico nas escolas, monitoramento

da execução das atividades, intervenções pedagógicas semanais, elaboração de

orientações quinzenais

A partir de uma agenda de aprendizagem a ser

desenvolvida pela Secretaria Estadual da Educação de Goiás (Seduc), por meio da

Superintendência de Educação Infantil e Ensino Fundamental juntamente com 12 Coordenações

Regionais de Educação (CREs), 24 escolas estaduais de Ensino Fundamental com os

menores índices de aprendizagem no Saeb 2017 e Saego 2018 participarão de uma

ação especial para melhorar a aprendizagem dos seus alunos.

Um plano de ação básico foi elaborado e está

norteando as primeiras reuniões para a implementação desta ação, que deve

impactar positivamente os índices de proficiência nestas unidades escolares. Um

cronograma prevê que esse trabalho deve se estender até o início do mês de

outubro e neste momento, o plano de ação está sendo apresentado e discutido com

os coordenadores destas regionais.

As 24 unidades escolares prioritárias são das

regionais de Águas Lindas (sete escolas), Aparecida de Goiânia (duas), Campos

Belos (três), Formosa (duas), Goiás (duas), Iporá (uma), Jussara (uma),

Planaltina de Goiás (uma), Posse (duas), Rubiataba (uma), Trindade (uma) e de

Uruaçu (uma).

Olhar de

perto

O acompanhamento e monitoramento intensivos com

foco no trabalho em sala de aula é um dos principais pilares das atividades

desta ação e a melhoria do processo de ensino e aprendizagem deverá resultar,

já a partir deste ano, em melhoria da educação ofertada aos estudantes nestas

escolas.

Esta ação integra os esforços do Governo de Goiás,

por meio da Seduc, para que as escolas estaduais, em meio aos gigantescos e

históricos desafios, reestruturem seu trabalho pedagógico para que os alunos

façam e concluam seus estudos com êxito.

O objetivo desta ação é fazer, muito de perto, um

acompanhamento pedagógico envolvendo os gestores, professores, coordenadores

pedagógicos e técnicos da Superintendência de Educação Infantil e Ensino

Fundamental, além dos coordenadores regionais aos quais essas unidades escolares

são jurisdicionadas.

Parceria

A base desta ação é o Documento Curricular para

Goiás (DC-GO), com a parceria do Projeto Saberes e da Rede Colaborativa de

Tutoria, entre outros. O trabalho conjunto da Superintendência e Coordenações

vai possibilitar que as atividades se aproximem do perfil de cada uma das

regionais e até mesmo de especificidades de cada uma das 24 escolas que terão

esta atenção especial.

O plano de ações prevê, além de reuniões, encontros

e oficinas, atividades específicas de acompanhamento pedagógico nas escolas, sensibilização

de parceiros, monitoramento da execução das atividades, intervenções

pedagógicas semanais, elaboração de orientações quinzenais, levantamento de

contribuições dos tutores, listas de exercícios, visitas in loco e avaliação e

análise de resultados que forem sendo alcançados.

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