Seduc implanta Comitê Setorial do Programa de Compliance
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A Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc)
implantou o Programa de Compliance Público. A pasta assinou o termo de
compromisso com a Controladoria-Geral do Estado (CGE), no dia 15 de março, na
primeira etapa da iniciativa. Na primeira reunião do comitê, foi aprovado o
cronograma de atividades e o plano de comunicação.
O gestor de Finanças e Controle e gerente da
Assessoria de Controle Interno da Seduc, Geovanni Maciel Gonçalves, explicou
que a primeira etapa do programa de Compliance é instituir a política de gestão
de riscos que traz os objetivos e diretrizes da ação. "Já foi realizada
avaliação da maturidade de gestão de riscos, que tem o objetivo de medir a
existência de uma abordagem formal desenvolvida para este trabalho."
A primeira meta é implementar a gestão de riscos em
áreas que serão escolhidas pelo Comitê Setorial. "Estamos elaborando um
documento chamado Estabelecimento de Escopo, Contexto e Critérios, que vai
contextualizar a secretaria e nos permitir entender o ambiente externo e
interno no qual o objeto de gestão de riscos se encontra inserido e identificar
parâmetros e critérios a serem considerados neste processo", explica
Geovanni.
A secretária de Educação, Fátima Gavioli, destaca
que o compliance público vai trazer mais transparência para as ações realizadas
pelas secretarias e pelo governo, de maneira geral. "É, sem dúvidas, uma
ação extremamente positiva. Todas as ações que visam combater a corrupção são
válidas e devem ser aplicadas dentro de cada pasta", ressaltou.