Superintendência e Gerência de Inclusão da Seduc oferecem cursos de formação em Libras

No Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais, uma boa notícia. A partir da próxima semana, a Superintendência de Inclusão e a Gerência de Inclusão da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) darão início a dois cursos de formação nessa área. São eles Produção e Informação para Professores de Salas de AEE (Atendimento Educacional Especializado) e Formação para Tradutores e Intérpretes de Libras.

As

aulas serão ministradas por profissionais do Centro de Atendimento ao Surdo

(CAS) e ofertadas em cinco polos, que funcionarão nas sedes das Coordenações

Regionais de Ensino (CRE) de Goiânia, Aparecida de Goiânia, Trindade, Inhumas e

Anápolis. As duas formações têm carga horária de 60 horas/aula, sendo 40

presenciais e 20 de atividades complementares.

Os

cursos são direcionados preferencialmente aos professores intérpretes e das salas

de AEE da rede pública estadual, mas outros profissionais da educação também

poderão participar, conforme afirma a gerente de Inclusão da Seduc, Mércia

Rosana Chavier. Cada turma oferta 30 vagas.

A proposta dos cursos, segundo ela, é qualificar ainda mais os intérpretes que dão suporte aos professores em sala de aula e instrumentalizar os professores para a produção de materiais bilíngues que serão utilizados como estímulo no processo de ensino-aprendizagem dos alunos surdos regularmente matriculados na rede pública estadual e que são atendidos nas salas de AEE.

Ampliação

“Tanto

os professores de apoio (intérpretes) e das salas de AEE serão subsidiados por estas

formações, pensadas para potencializar a aprendizagem dos estudantes surdos”,

destaca Mércia. Ela também ressalta que a criação dos cinco novos polos de

formação segue orientação da secretária Fátima Gavioli, que recomendou a

descentralização para garantir uma abrangência ainda maior da capacitação.

a rede pública estadual atende 356 alunos surdos em turmas do Ensino

Fundamental e Médio. Mércia Chavier salienta ainda que, no segundo semestre

deste ano, as duas formações serão levadas às demais Coordenações Regionais de

Educação (CREs).

No polo de Trindade, as aulas terão início na próxima segunda-feira (29/4) e no dia 30 de abril, terça, no polo de Goiânia. Nas demais Regionais serão a partir de maio. Em Aparecida de Goiânia, o curso começará no dia 2, em Anápolis no dia 3 e em Inhumas no dia 8. Para saber mais informações sobre esse assunto, entre em contato com a Gerência de Inclusão pelos telefones (62) 3201-3209 e 3201-3210.