Seduc investe em formação de professores, reúne superintendentes, chefes de núcleos, gerentes e equipes de formação da Seduc

Detalhes

A reunião, com a secretária de Estado da Educação, Fátima Gavioli, foi realizada no sábado, no IEG

Com foco na estruturação de uma ação conjunta de toda a Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc) para a formação de professores da rede pública estadual de ensino, superintendentes, chefes de núcleos, gerentes e equipes de formação se reuniram neste sábado (30), com a secretária da Educação, Fátima Gavioli, no Instituto de Educação de Goiás (IEG), em Goiânia. As várias áreas da Seduc apresentaram seus principais programas de capacitação e qualificação com vistas ao desenvolvimento de uma ação global que efetivamente torne o trabalho em sala de aula mais criativo, eficiente e inovador. Uma proposta inicial deve ser apresentada numa próxima reunião prevista para o mês de abril.

Fátima Gavioli destacou a participação de todos no trabalho a ser desenvolvido na Seduc lembrando que as mudanças a serem implementadas devem atender ao que é esperado pelas pessoas neste novo governo. "Neste auditório estão muitas das cabeças que irão promover uma revolução na Educação pública estadual de Goiás. Vocês têm a responsabilidade de fazerem a diferença, porque quando as pessoas elegem um novo governo é porque elas querem coisas novas, querem um outro jeito de trabalhar, novas metodologias. Tudo que foi feito, que foi bom, será aproveitado, no entanto é importante que a nossa gestão contemple, com o que há de melhor, o que as pessoas clamam que precisa ser feito", afirmou.

A secretária solicitou o empenho de todos para a elaboração de um plano estratégico que irá dizer o que será trabalhado nesta ação de formação. A reunião integrou as atividades de hoje, no expediente dado aos sábado por Fátima Gavioli, que tem cumprido nos finais de semana uma agenda mais aberta aos que precisam se reunir com ela, além de os superintendentes da Seduc que necessitam de mais tempo para os despachos com a secretária e que, por demandarem mais tempo, por exemplo, são mais difíceis durante a semana.

Diversidade
Os representantes de todas as superintendências da Seduc, além de os do Centro de Estudo e Pesquisa Ciranda da Arte, apresentaram os principais projetos voltados para a formação de professores e servidores da rede estadual. As mais diferentes áreas, como a do Desporto Educacional, terão a partir desta ação conjunta, os desafios de implementarem, da forma mais ampla possível, e de maior alcance, o trabalho de capacitação e qualificação em serviço dos professores e técnicos, com o objetivo de melhorar, com efetividade, a Educação ofertada nas escolas estaduais.

Os programas e parcerias na área da formação já existentes com o governo federal e municipais, com instituições, institutos, entre outros, devem ter continuidade sobretudo quando já contemplem as possibilidades de reestruturação e renovação de acordo com as novas demandas e mudanças na política pública da Educação Estadual. O Fórum Permanente de Formação Docente, por exemplo, neste momento, faz a captação de parceiros depois de ter sido reestruturado nesta gestão de Fátima Gavioli. O Fórum, por meio de suas diretrizes, deve nortear esta ação maior de formação.

A secretária Fátima falou, no fim da reunião, da importância do Governo do Estado e da Secretaria da Educação na vida de tantas pessoas, das dificuldades que têm sido enfrentadas e dos esforços e trabalho árduo do governador Ronaldo Caiado para a governabilidade em Goiás. E pediu, no fechamento, todo o trabalho das superintendências, núcleos e gerências para a apresentação do plano de formação de professores e servidores já daqui a uns 15 dias, em meados do mês de abril.

Goiânia, 30 de março de 2019.

Comunicação Setorial da Seduc