Estudante da rede estadual representa Goiás no Parlamento Juvenil do Mercosul

A jovem Letícia Martins dos Santos, 17 anos, estudante do Colégio Estadual Alvino Pereira Rocha, em Rio Verde, representará Goiás no programa Parlamento Juvenil do Mercosul (PJM), que promove a discussão sobre o “Ensino Médico que Queremos”. Em seu projeto, Letícia propõe uma Educação mais inclusiva. Intitulado ‘Somos todos iguais, com os mesmos direitos: como respeitar as diferenças’, o trabalho foi selecionado entre os quatro melhores. Na segunda etapa, em votação online, o projeto da aluna da rede estadual alcançou o primeiro lugar, com 447 votos.

Serão dois anos de participação no Parlamento, com reuniões Brasília. Durante esse período, Letícia participará junto ao coletivo de estudantes de todos os países-membros e associados do debate, elaboração e divulgação da Declaração do Parlamento Juvenil. “Ser representante de Goiás significa ter voz ativa, fazer parte das escolhas relacionadas à educação. É poder falar o que é necessário melhorar”, diz a estudante.

O projeto foi elaborado sob a orientação da professora intérprete de Libras Jaqueline Silva Rocha, que enxergou na estudante o interesse pela inclusão na Educação. “A Letícia foi a primeira da turma a acolher, ajudar e a incluir nos trabalhos de grupo um estudante surdo que temos em sua sala de aula. Quando surgiu a proposta do Parlamento Juvenil, sugeri a sua participação com um projeto de inclusão”, recorda a professora.

Parlamento Juvenil do Mercosul 2018

O PJM é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) em parceria com Unicef e Instituto Internacional para o Desenvolvimento da Cidadania. Foi desenvolvido pela Assessoria Internacional do Gabinete do Ministro da Educação, com apoio da Secretaria de Educação Básica do MEC, do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI).

O PJM busca contribuir para participação juvenil e promover a integração regional dos jovens parlamentares que, após discussões conjuntas, acordam e recomendam a adoção de políticas educativas para a cidadania regional, a cultura de paz e o respeito à democracia, os direitos humanos e ao meio ambiente.

Goiânia, 17 de dezembro de 2018

Comunicação Setorial da Seduce