Seduce promove curso de Formação de Professores de Escolas Quilombolas

Detalhes

 

A Secretaria de Educação, Cultura e Esporte de Goiás (Seduce), por meio da Superintendência de Inclusão, promove de 27 a 30 de junho, em Pirenópolis, o Programa de Formação de Docentes de Escolas Quilombolas, que está na IV Etapa. Organizado pela equipe da Gerência do Campo, Quilombola e Indígena, o programa promove a formação continuada de professores que atuam nas escolas quilombolas.

 

Noventa educadores participam do curso desta semana realizado na Regional de Campos Belos (zona rural). O programa atende, em média, 80 professores em cada etapa e tem, entre outros objetivos, apoiar a construção de programas pedagógicos mais específicos à realidade de cada comunidade, cada escola quilombola.

 

“Nesta etapa tem sido realizada muita discussão a respeito de gestão, que vai desde a gestão administrativa, financeira, até a pedagógica”, observa a superintendente de Inclusão da Seduce, Márcia Rocha.  A discussão, destaca, é balizada pela proposta da Secretaria de uma gestão voltada para resultados. “Esse é o modelo da Seduce, então avaliamos quais estratégias e metodologias mais adequadas para aqueles grupos e que podem delinear a estruturação da escola”, destaca Márcia.

 

Entre os palestrantes desta etapa esteve a coordenadora de Educação para as Relações Étnicos-Raciais do Ministério da Educação, Maria Auxiliadora Lopes, que trouxe para o debate “As Diretrizes da Educação Quilombola, o Plano Nacional de Educação e a Base Nacional Curricular Comum - diálogos possíveis, desafios e perspectivas”.

 

Professor do Instituto de Estudos Socioambientais (UFG/Goiânia), Eguimar Felicio Chaveiro, que é doutor em Geografia Humana, e o professor Ricardo Junior de Assis Fernandes Gonçalves, ministraram palestra com o tema “A Juventude Contemporânea e o Desafio da Inclusão”.

 

Além das palestras, na programação há oficinas temáticas, que promovem trocas de experiências pedagógicas, mediadas por educadores da Seduce, como o professor Hélio Rodrigues Santos, da Escola Calunga III.

 

Goiânia, 29 de junho de 2018

Comunicação Setorial da Seduce Goiás