Governador de Goiás anuncia reajuste salarial para os profissionais da Educação
- Detalhes
Reajuste dos salários dos profissionais da Educação de Goiás foi anunciado durante entrevista ao programa Café com CBN, realizada nesta terça-feira (17/8). Além do aumento salarial, outras duas novidades foram anunciadas: a criação do auxílio de aprimoramento e a realização de novo concurso público
Professores da rede estadual de ensino e demais profissionais da Educação do Estado de Goiás terão reajuste salarial no mês de outubro deste ano. A novidade foi anunciada pelo governador Ronaldo Caiado e pela secretária de Estado da Educação, Fátima Gavioli, durante participação no programa Café com CBN, transmitido na manhã desta terça-feira (17/8) pela Rádio CBN Goiânia.
Conforme anunciado, professores que ocupam cargos P-1, P-2, de quadro transitório e os professores contratos temporários receberão um novo reajuste salarial de 4,52%. Já para os professores que ocupam cargos P-3, P-4 e servidores administrativos, tanto efetivos quanto contratos temporários a adequação será de 7,20%.
A diferença entre os percentuais de correção, de acordo com a secretária de Educação, se dá em função da correção salarial já ocorrida no final do ano passado para esses profissionais de cargos P-1, P-2 do quadro permanente e contratos temporários.
A proposta de reajuste salarial segue agora para a Assembleia Legislativa de Goiás, onde passará por votação. A perspectiva é que a proposta seja aprovada e que o reajuste já esteja em vigor no mês de outubro, ocasião em que é celebrado o mês do professor.
Reajuste salarial como reconhecimento aos profissionais da Educação
Para o governador Ronaldo Caiado, a notícia corresponde a um reconhecimento ao trabalho realizado pelos educadores, que desde o início da pandemia de Covid-19 tem se esforçado para manter os bons resultados. “Realmente é um time que eu, todo dia, agradeço, porque eles revolucionaram a Educação no Estado de Goiás. Essas professoras e professores foram de um empenho, de uma dedicação, de um carinho… E eu, também, tenho tentado cumprir com eles”, afirmou o governador.
Auxílio de aprimoramento
Além do reajuste, a secretária da Educação anunciou a criação do auxílio de aprimoramento e que beneficiará todos os servidores ativos da Seduc. Segundo ela, o benefício consistirá em um acréscimo de R$ 500,00 mensais no vencimento de cada servidor e deverá ser aplicado na formação continuada dos profissionais.
“São R$500,00 a mais para você estudar, para você ler, para você fazer cursos, para você pagar uma passagem para fazer uma formação que você quer”, explicou Fátima Gavioli durante a entrevista.
Assim como a proposta de reajuste salarial, a medida ainda deve passar pelo aval da Assembleia Legislativa de Goiás e, se aprovada, deve entrar em vigor também no mês de outubro.
Concurso público na Educação de Goiás
Outra novidade anunciada durante a entrevista foi a previsão para a realização de um concurso público na Educação estadual até o ano de 2022. De acordo com Gavioli, um estudo para análise do quadro de professores já está em andamento e deve subsidiar o lançamento de um novo edital.
“Eu não tenho como anunciar, precisamente, quantas vagas e nem a data. Mas, se houver uma pendência de concurso público, nós vamos realizar um concurso público”, destacou Gavioli.
Segundo a secretária da Educação, 3.500 aposentadorias e, desde 2018, cerca de 3.200 óbitos foram registrados na Seduc desde 2018. A intenção é que o novo concurso sane o déficit gerado por essas aposentadorias e vacâncias, preenchendo vagas para professores e demais funções pedagógicas.