Filarmônica apresenta Música Aquática no Teatro Goiânia

O espetáculo será neste sábado, 16/06, às 16h30

A Orquestra Filarmônica de Goiás apresenta neste sábado, 16/06, em um horário inédito, às 16h30, o concerto Música Aquática, com obras do compositor alemão Georg Friedrich Haendel. O espetáculo faz parte da série Concertos Especiais, e terá como palco o Teatro Goiânia, sob a regência do maestro Marshal Gaioso. A entrada é gratuita.

A obra, que consiste em uma coleção de três movimentos orquestrais, foi encomendada pelo Rei Jorge I, da Grã-Bretanha. O concerto foi executado originalmente em 1717, por cerca de 50 músicos situados em barcas sobre o Rio Tâmisa. O monarca, que estava em outro barco, escutava a peça com seus amigos mais próximos. Relatos históricos contam que Jorge I teria gostado tanto da composição que pediu aos músicos, já esgotados, que a tocassem por três vezes durante o tempo do percurso.

Marshal Gaioso

Marshal Gaioso Pinto é bacharel em Música pela Universidade Federal de Goiás (UFG), fez mestrado em Artes pela Universidade de São Paulo (USP), e é Ph.D em Musicologia pela University of Kentucky, em Lexington, EUA. Foi regente titular e diretor artístico da Orquestra Sinfônica de Goiânia, regente titular da Orquestra de Câmara de Goiânia e regente associado da Orquestra Filarmônica de Goiás.

Gaioso é autor das obras Danças Para Banda (2006) e Da Missa ao Divino Espírito Santo ao Credo de São José do Tocantins (2004), e de estudos sobre a música em Goiás nos séculos XVIII e XIX.

Como regente e diretor gravou diversos CDs, entre eles Danças de Outros Tempos (2006) e Música Colonial em Goiás (2004). Atualmente Marshal Gaioso é professor de Música e regente da Banda Sinfônica do Instituto Federal de Goiás (IFG).

A Orquestra Filarmônica de Goiás é um programa do Governo do Estado, vinculado à Secretaria Estadual de Educação, Cultura e Esporte (Seduce), com sede no Centro Cultural Oscar Niemeyer, também unidade da Seduce.

Serviço:

Música Aquática de Haendel – Filarmônica de Goiás

Data: sábado,  16/06

Local: Teatro Goiânia (Av. Tocantins esquina com Av. Anhanguera,  Centro)

Entrada gratuita