Abertas inscrições para o 11° Concurso de Redação do Senado Federal
- Detalhes
O 11° Concurso de Redação do Senado Federal já está recebendo inscrições. Os estudantes da rede pública estadual autores das 27 melhores redações – um por unidade da federação – serão selecionados para participar do Programa Jovem Senador, que será realizado em Brasília, de 19 a 24 de novembro de 2018. Os alunos terão oportunidade de vivenciar o processo de discussão e elaboração das leis do país, simulando a atuação dos senadores da República durante uma semana.
O Programa Senado Jovem Brasileiro conta com o apoio da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte de Goiás (Seduce), e das demais secretarias estaduais de educação, e é realizado pelo Ministério da Educação (MEC), em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed). O objetivo é levar a estudantes de Ensino Médio conhecimento acerca da estrutura e do funcionamento do Poder Legislativo no Brasil, além de estimular o relacionamento dos jovens cidadãos com o Senado Federal.
Para participar, os estudantes devem elaborar uma redação com o tema “A Constituição Cidadã 30 anos depois”. O texto deve ter entre 20 e 30 linhas. É necessário que o participante tenha no máximo 19 anos, completos até 31 de dezembro de 2018.
Aluno do 2º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Jalles Machado, de Goianésia, Gilberto Gonçalves Gomes Filho foi o campeão do Concurso de Redação do Senado em 2017 com a redação “Mosaico”, que trata do tema “Brasil Plural: para falar de intolerância”. De acordo com ele, participar do projeto mudou sua relação com a política, já que passou a entender melhor os processos e pôde trocar experiências com estudantes de todo o País. “Ele desmistifica essa visão engessada da política que os jovens têm”, conta o estudante sobre a experiência.
A professora de Língua Portuguesa, Leydna Karla de Carvalho, foi a orientadora da redação de Gilberto, vencedora em Goiás. Ela explica que o desenvolvimento dos textos envolveu divulgação, pesquisa, exibição de vídeos com a temática, redação e correção. Ela conta que a experiência de participar do Jovem Senador foi enriquecedora. “Foi surpreendente, superou as expectativas, foi um banho de cultura e conhecimento, já que tudo acontece no parlamento”, afirma.
Conforme explicou a docente, a participação no concurso é enriquecedora tanto para professores, quanto para alunos. “Quando eles estão lá, percebem que é possível melhorar. Partem da necessidade que encontram na sua região e elaboram leis”, afirma. Já para professores, ela explica que as oficinas e passeios culturais ampliam conhecimentos e eles, por sua vez, podem ser aplicados em sala de aula.
Concurso 2018
O concurso de redação desse ano é dividido em três etapas. Na primeira é realizada a seleção e inscrição do aluno pela escola. A redação, ficha de inscrição e cópia do RG e do CPF devem ser enviadas para a sede da Seduce até dia 17 de agosto. Na segunda etapa será feita a seleção das melhores redações das unidades da federação. As três melhores serão enviadas até o dia 14 de setembro para a Secretaria de Relações Públicas do Senado Federal. Na terceira etapa ocorre a seleção e classificação no Senado Federal. As 27 redações vencedoras, com a classificação dos três primeiros lugares em nível nacional, serão divulgadas até 11 de outubro.
Trabalhando a constituição de 1988, o concurso desse ano abre inúmeras possibilidades para os estudantes que desejarem se inscrever. Para esses alunos, Gilberto explica que com a seleção de apenas um texto, ele deve ser muito bem feito e dá a dica: “Tente inovar em relação ao tema desse ano, não indo nos temas mais óbvios. Faça uma redação mais dinâmica, mais livre e relacione a constituição com a atual conjuntura do país”, explica o campeão de 2017.
Goiânia, 14 de junho de 2018
Comunicação Setorial da Seduce Goiás