Fica 2018 – Consumidores poderão trocar óleo de cozinha usado por créditos na conta de água

Os vilaboenses poderão ganhar descontos nas contas de energia ao deixarem resíduos recicláveis nos Ecopontos

A Praça João Francisco foi lugar para o lançamento do Projeto Econel na cidade de Goiás no vigésimo Festival de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica). A atividade envolve a Enel, Seduce, Idesa, Prefeitura de Goiás, Donizette Reciclagem e a Escola Dom Abel. O projeto oferece descontos na conta de luz do cidadão ou da cidadã que levar materiais recicláveis, descartados em suas casas, aos postos de coleta.

O local do lançamento, praça João Francisco, é o mesmo onde o Ecoponto foi instalado, quer dizer, onde serão recebidos os resíduos recicláveis.

Os beneficiados também podem doar seus bônus a outra unidade consumidora. Tudo o que for coletado será entregue a recicladores, que devem fazer o descarte correto dos materiais.

De acordo com dados da Enel, em 42 cidades onde a empresa atua, o programa já beneficiou mais de 620 mil clientes. Assim, coletou 37 mil toneladas de resíduos, rendendo um total de R$ 6 milhões em bônus nas contas de energia. O programa existe desde 2007, quando a empresa criou seus primeiros ecopontos em outras cidades. A cidade de Goiás é a segunda a receber o projeto no Estado, a primeira foi Posse.

A secretária de Meio Ambiente do município de Goiás, Ana Cláudia, garante que o projeto é permanente, e continua depois do festival. “É uma política pública e um instrumento de convencimento da população para realizarem a separação qualificada”, explica.

O coordenador dos Projetos de Eficiência Energética da Enel, Adriano Ferreira de Faria, explica que o desconto na conta de luz da pessoa que contribuir será proporcional, de acordo com uma tabela, que varia conforme a gramatura trazida e o tipo de resíduo. “Uma outra vantagem é que os cidadãos podem vir várias vezes no mês ao ecoponto, acumulando crédito na conta do próximo mês”, detalha.

O projeto deve recolher materiais como papel, plástico, vidro, embalagens tetra pak, motor de geladeira, sucata eletrônica e bateria automotiva. “Ainda não vamos recolher pilhas e baterias menores porque ainda não garantimos que os recicladores farão essa coleta”, explica Adriano.

A prefeita da cidade de Goiás, Selma Bastos, presente no evento, disse estar adorando o projeto. “As pessoas precisam de uma motivação para se engajar, tem que envolver a sociedade e não adianta vir de cima para baixo”, declarou. A prefeita ainda elogiou o projeto por dar uma contrapartida importante para a população.

Entre as pessoas que prestigiaram a inauguração, estava José Reis Ferreira, que zela da praça. Ele conta que já está até juntando resíduos em casa para trazer ao Ecoponto.