Marcos das Neves é homenageado em Conferência de Educação

Detalhes

Programas da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte de Goiás (Seduce) desenvolvidos nas escolas da rede pública estadual de ensino foram destaque na abertura da RePacificar Internacional Conference, realizada nesta sexta-feira (8/6), no Teatro Madre Germana Garrido, em Goiânia. O evento, que conta com a parceria da Seduce, reúne especialistas em educação e desenvolvimento social para dividir e trocar experiências.

Presente à solenidade de abertura, o secretário de Educação, Cultura e Esporte, Marcos das Neves, recebeu o Prêmio Educador Confúcio, em reconhecimento pela idealização e implantação dos programas Goiás+Enem e Aprender+. “É com muito orgulho que recebo esse prêmio que leva o nome de um dos meus ídolos – Confúcio - e gostaria de dividi-lo com a minha mestra e mentora, Raquel Teixeira”, destacou o secretário.

O Goiás+ Enem é uma maratona gratuita de aulas que prepara os concluintes do Ensino Médio para o Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) e vestibulares, seguindo a Matriz de Referência do Enem. O Aprender+ foi criado para ampliar e sistematizar os conhecimentos em Língua Portuguesa e Matemática. Desenvolveu ainda uma parte dedicada às competências socioemocionais, conteúdo específico elaborado em parceria com o Instituto Ayrton Senna.

Marcos das Neves ressaltou a participação do superintendente de Gestão Pedagógica da Seduce, Marcelo Jerônimo Rodrigues Araújo, na concretização do Aprender+. “Nossos projetos são científicos, e esse rapaz transformou o Aprender+ em realidade nas escolas públicas”.

Sobre a Conferência, promovida em parceira com a Seduce, Marcos das Neves falou da importância da temática no combate à violência. “Vemos casos que já aconteciam nos Estados Unidos se repetirem no Brasil, no Rio de Janeiro primeiramente e, depois, em Goiânia. Nesse momento em que a violência é responsável por 60 mil mortos anuais em um país de 200 milhões de habitantes, o que é um absurdo, esse projeto se reveste da maior importância e a Seduce está honrada em participar. Os maiores benefíciários, sem dúvida nenhuma, serão os alunos da escola pública”.

Projetos da Secretaria são destaque

O Prêmio Educador Confúcio foi concedido também a outros profissionais que fazem parte da Seduce. O superintendente de Gestão Pedagógica, Marcelo Jerônimo, recebeu a homenagem pelo Programa Relação Família-Escola. O projeto aproxima escola, família e comunidade, e tem fortalecido a união e disseminação de metodologias participativas, além de combater a evasão escolar.  É promovido em parceria com o Itaú Social e o Centro Integrado de Estudos e Desenvolvimento Sustentável (CIEDS).

“Esse prêmio representa uma parceria de vários atores, vários parceiros. Não aconteceria se não gerasse empatia entre gestores, escolas, pais e responsáveis pelos alunos para que, juntos, criassem uma estratégia para fomentar a participação de todos na escola, e de forma mais consciente”, pontuou o superintendente.

O programa Bandeira da Paz rendeu à coordenadora regional de Anápolis, Sonja Maria Lacerda, o Prêmio Educador Confúcio. Proposta da Seduce, o Bandeira da Paz foi implantado em 2001 e tem sido trabalhado todos os anos nas unidades da Crece, com várias atividades, entre elas, caminhadas. O programa conta com a parceria do juiz da Infância e Juventude, Carlos Limongi, do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO). “Temos feito caminhadas com alunos, professores, que chegaram a ter a participação de 5 mil pessoas, levando a ideia de paz e não-violência às unidades da regional”, explica Sonja.

A chefe do Núcleo de Cooperação Municipal da Seduce, Gislainy Jorge Mesquita, recebeu o Troféu Educador Confúcio pelo desenvolvimento do projeto “Primeiros Passos”. Com o programa, o Núcleo oferece apoio aos municípios na ampliação do acesso a creche e pré-escolas, garantindo o direito ao acesso à educação infantil às crianças goianas. Foi estabelecida uma rede de colaboração entre o Estado e 52 municípios, aqueles que possuíam os maiores déficits na educação infantil.

O aplicativo Palma da Mão, que facilita o acesso a informações escolares com uso da tecnologia, garantiu o Troféu Educador Confúcio à superintendente de Integração Tecnológica da Informação, Rosana Cerosino. Ela foi representada na premiação pelo chefe do Núcleo de Tecnologia da Informação e Comunicação da superintendência, Bruno Marcos Correia. Já foram realizados mais de 128 mil downloads do aplicativo de celular por alunos da rede, seus pais e responsáveis, que por meio do Palma da Mão têm acesso a informações como boletim escolar, frequência e horário das aulas.

A educadora Silvânea Toscana também recebeu o Troféu por seu trabalho no Colégio Estadual Ariston Gomes da Silva, hoje Colégio da Polícia Militar de Goiás Ariston Gomes da Silva. À época, Silvânea era diretora da unidade. “O prêmio é muito significativo porque fizemos um trabalho de excelência para promover o resgate da questão da democracia, da participação e da busca de valores junto aos alunos”, avaliou.

Goiânia, 08 de junho de 2018.

Comunicação Setorial da Seduce