Fica Limpo mobiliza moradores e desperta consciência ambiental

O tradicional cortejo de abertura do Projeto Fica Limpo, iniciativa destinada ao cuidado com a cidade de Goiás durante os cinco dias de evento, integrou o primeiro dia de programação da 20ª edição do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental nesta terça-feira, 5 de junho. A procissão saiu da Praça do Chafariz e percorreu o Centro Histórico de Goiás até a Praça do Coreto, onde a equipe do projeto participou de uma Dança Circular Sagrada.

O Grupo Rosário de Cajá e Ronaldo Oliveira deram o ritmo desta edição do Fica com uma roda de tambores e xique xique reunida em frente ao Quartel do XX na Praça do Chafariz. A apresentação, que deu início ao cortejo de inauguração de mais um ano do Fica Limpo, contou com a presença do governador José Eliton e do secretário de Educação, Cultura e Esporte Marcos das Neves Tucano. O grupo também comandou a ciranda que fechou o cortejo na Praça do Coreto. O percursionista Ronaldo Oliveira conta que a principal motivação da Dança Circular Sagrada é o senso de união e igualdade que a atividade desperta. E foi com este sentimento que a equipe do Fica Limpo  iniciou as atividades de limpeza pelas ruas da cidade na abertura da 20ª edição do Fica.

O Fica Limpo mobiliza moradores da cidade para realizar a limpeza das ruas e despertar a consciência ambiental nos frequentadores do Festival. A Marta, moradora de Goiás, participa do projeto desde sua criação. Ela reconhece a importância de uma iniciativa como essa para que o Festival continue acontecendo em uma cidade bem preservada. O Sebastião trabalha com a limpeza das escolas municipais de Goiás e acredita que o Fica Limpo é um ponto de troca entre o Festival e a cidade que o abriga. A maior parte da equipe acompanha o projeto há pelo menos dez anos. A novata Maria Luzimar já conhecia o Fica Limpo e decidiu aderir movida pela preocupação em manter a cidade limpa.

No ano passado, o Fica Limpo cedeu para a cidade de Goiás 100 lixeiras fixas. Neste ano, mais 20 foram instaladas nas áreas de maior circulação. Outras 45 lixeiras complementares reforçam o serviço de limpeza da cidade durante os 5 dias de festival.

[gallery ids="14134,14136,14143,14144,14146"]