Fica terá mostras de cinema para deficientes visuais
- Detalhes
Por Daniela Martins
O Centro Brasileiro de Reabilitação e Apoio ao Deficiente Visual (Cebrav) e a Biblioteca Braille José Alvares de Azevedo, unidades da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte de Goiás (Seduce), promovem, nos dias 8 e 9 de junho, as Mostras Infanto-Juvenil e Adulto para deficientes visuais durante a 20ª edição do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica), na Cidade de Goiás.
As mostras contam com a parceria da Associação dos Deficientes Visuais de Goiás (Adveg). Dos 10 filmes que concorrem à premiação do Festival, sete serão exibidos em sessões de cinema acessíveis.
Ferramenta de acessibilidade para pessoas com deficiência visual, a audiodescrição tem sido utilizada no Fica há dois anos. As sessões de cinema acessíveis propiciam a inclusão desse público no Festival. Em 2016, o premiado filme “E o galo cantou” foi exibido com audiodescrição.
No ano passado, as crianças com deficiência visual participaram da I Mostra Infantil com audiodescrição. No Fica 2018, o projeto foi ampliado e serão dois dias de sessões acessíveis, para estimular o gosto de crianças, jovens e adultos por educação, arte e cultura. Dia 8 será realizada a Mostra Infanto-Juvenil e, no dia 9, a Mostra Adulta.
Para ampliar os projetos de inclusão e estimular as produções cinematográficas, será promovida a Oficina de Audiodescrição para cineastas, diretores e produtores de cinema, no dia 8.
Goiânia, 06 de junho de 2018.