Governador entrega melhorias em escola estadual de Americano do Brasil

Entre os benefícios anunciados está o reinício imediato das obras do prédio Padrão Século 21, que tem previsão de entrega para 180 dias

Professores, servidores administrativos e alunos do Colégio Estadual Benedito Braz, em Americano do Brasil, receberam esta semana três boas notícias: a entrega de 10 salas de aula modulares climatizadas, a inauguração do primeiro bloco da escola para fins administrativos e o reinício imediato das obras da escola.

Os benefícios foram entregues pelo governador José Eliton e pelo secretário de Educação, Cultura e Esporte de Goiás, Marcos das Neves, nesta quarta-feira, 6/6, durante solenidade que contou com a presença do superintendente de Infraestrutura da Seduce, Francisco das Chagas, além de diversas autoridades do município e representantes políticos da região.

O investimento do Governo de Goiás na aquisição das salas modulares foi de cerca de R$ 1,4 milhões. Cada sala tem capacidade para atender 35 alunos e, a partir de agora, oferecerão mais conforto e segurança aos alunos e professores, até que as obras da unidade educacional sejam concluídas.

No pavilhão entregue à comunidade estudantil vai funcionar toda a parte de gestão administrativa da escola: secretaria, sala de direção, sala de professores, além de biblioteca, cantina e dois banheiros para uso dos servidores e dos alunos. O valor da obra foi de R$ 150 mil.

Já a retomada das obras da escola foi autorizada mediante assinatura de ordem de serviço pelo governador José Eliton. O investimento para conclusão das obras está orçado em  R$ 1,8 milhões.

Conquistas

Marcos das Neves ressaltou que as melhorias vão beneficiar especialmente os estudantes. “Como professor, é uma alegria muito grande estar aqui comemorando essas três conquistas com vocês”. O secretário também agradeceu o apoio da prefeita Maria Sueli da Silva Rosa Queiroz que, segundo ele, tem sido uma parceira muito importante do Governo de Goiás e da Seduce.

Já o governador José Eliton destacou ser um compromisso do Governo de Goiás levar à população ações que resultarão em melhoria na qualidade de vida e em oportunidades de um futuro mais promissor. “Estar aqui hoje é um exemplo dessa nossa determinação, da nossa atenção e cuidado com a educação pública”.

De acordo com o governador, as obras na escola serão retomadas já na próxima segunda-feira, 11. José Eliton também assinou a ordem de serviço destinando recursos para a reforma de quatro salas de aula na Escola Municipal Ovídio José Alves, em parceria com a prefeitura.

O superintendente de Infraestrutura da Seduce, Francisco das Chagas, explicou que a instalação das salas modulares climatizadas é uma solução provisória. “Elas serão retiradas tão logo o colégio estiver concluído. A previsão de conclusão é de 180 dias”. Conforme ele, no espaço onde estão as salas hoje será construída uma quadra poliesportiva coberta, que já está licitada.

Sobre a escola

O Colégio Estadual Benedito Braz, no Centro da cidade, é uma das instituições de ensino mais tradicionais do município e tem hoje 397 alunos, sendo sete turmas do Ensino Fundamental II e oito do Ensino Médio. Quando concluídas as obras, o colégio será a primeira unidade Padrão Século 21 do município.

Inspirado em modelo europeu, o projeto arquitetônico da escola Padrão Século 21 conta com bloco administrativo, 12 salas de aula, amplo espaço de convivência e quadra poliesportiva coberta com vestiários. Somente neste ano já foram inauguradas 13 unidades neste modelo no Estado.

O diretor do colégio, Adalcino Aparecido da Silva, disse que a notícia da retomada das obras foi recebida com muita alegria, tanto pelos alunos e professores quanto pela comunidade do entorno. “Ver essa escola pronta é o sonho de todos nós e o reinício da construção atende um forte anseio da população”.

A opinião de alunos e professores

Professora de Inglês em sete turmas, Edna Maria Gonzaga conta que a chegada das salas modulares climatizadas gerou entusiasmo entre estudantes e professores. Segundo ela, os alunos estavam tendo aulas em dois espaços cedidos pela prefeitura de forma improvisada. “Agora sinto que eles estão mais interessados nas aulas porque esse espaço nos deu melhor qualidade. As salas são confortáveis, espaçosas e arejadas e isso influenciou no próprio comportamento dos alunos, que estão mais tranquilos”.

Colegas de turma no Ensino Médio, 2º ano B, Karollyne Alves e Priscila dos Santos, ambas com 17 anos, concordaram com a professora Edna. “Melhorou demais porque na outra sala o calor era insuportável e nem conseguia prestar atenção na aula. Hoje fico com vontade de nem sair para fora da sala quanto termina a aula”, disse Karollyne.

Priscila tem a mesma opinião. Ela também elogiou os novos banheiros do colégio, que estão no bloco administrativo inaugurado nesta quarta-feira, 6/6. “O banheiro é muito limpo e organizado e tem um espelho enorme, que eu gosto muito”.

Aluno do 3º ano do Ensino Médio, Marciel Pereira Bahia Filho, 17 anos, fez questão de dar a sua opinião também sobre as salas modulares. O adolescente afirmou que o ambiente é muito agradável e bem diferente do espaço improvisado cedido pelo município. “Era tão quente a sala que eu nem fazia questão de ir para a aula, me sentia desestimulado”. Marciel também ressaltou como fator positivo a presença de câmeras de segurança dentro das salas que, para ele, representa maior segurança para alunos e professores.

Goiânia, 6 de junho de 2018

Comunicação Setorial da Seduce Goiás

[gallery link="file" ids="14090,14091,14092,14093,14094,14095,14096,14097,14098,14099,14100,14101,14102"]