Fica 2018 - Governador afirma que continuidade ao Fica é uma política de estado

A 20a edição do maior festival de cinema ambiental da América Latina, o Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental – foi aberta oficialmente nessa terça-feira, 5 de junho, no Cineteatro São Joaquim, na cidade de Goiás. Ao dar o pontapé inicial na programação do evento, o governador José Eliton assumiu o compromisso de dar continuidade ao Fica e frisou: “Continuar o Fica trata-se de uma política de estado e não uma política de governo”. Segundo ele, muito além do desenvolvimento de Goiás, o festival tem uma trajetória que envolve sustentabilidade. Em sua fala, ainda destacou que sem o Fica as políticas para o meio ambiente, que hoje existem em Goiás, não seriam as mesmas.

O secretário de Educação, Cultura e Esporte de Goiás, Marcos das Neves, também fez fala no evento, em que agradeceu legado deixado pela professora Raquel Teixeira. Ele falou que considera uma oportunidade única ser o secretário da Seduce nesta edição especial para o Fica, porque marca 20 anos de legado. “São 20 anos batendo na mesma tecla e cada vez mais forte: sustentabilidade”. Para o secretário, o descontrole ambiental atinge a todos e a solução, portanto, vem de todos, sem delimitações territoriais.“Os benefícios para a cultura e o meio ambiente que o Fica traz transcendem o espaço geográfico, não fica só aqui na cidade de Goiás ou no estado de Goiás, mas alcança todo o País e o mundo”, reforça.

O secretário de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos, Hwaskar Fagundes, destacou que o Fica é mais que um festival de cinema, mas engaja a defesa do meio ambiente. “É importante a abertura ser no dia do meio ambiente e ainda mais neste momento, em que o aprovamos a delimitação do Parque Serra Dourada, que, em breve, será um novo ponto turístico de Goiás”, informou.

A professora Raquel Teixeira, também presente na solenidade, chamou de ciclo virtuoso os benefícios culturais e ambientais que o Fica tem trazido ao País em todos esses anos de existência. “O Fica mais contribuiu para a cultura, ele cria uma indústria de cinema, hoje temos cineastas brasileiros, que começaram aqui no Fica, sendo reconhecidos internacionalmente”, lembra. Ela destaca, ainda, o legado que o festival deixa na cidade, com o envolvimento de grupos culturais e ambientais locais.

Tanto a professora quanto o secretário Marcos das Neves anunciaram a criação, encabeçada por André Trigueiro da Escola Sustentável no Alcides Jubé, que tem o objetivo de ser uma escola modelo, que traz conceitos de sustentabilidade para os estudantes. “As crianças terão disciplinas voltadas para o desenvolvimento sustentável”, explicou o secretário de Educação, Cultura e Esporte.

A prefeita da cidade de Goiás, Selma Bastos, aproveitou sua fala para cumprimentar as autoridades presentes na cerimônia. Ela descreveu o Fica como um “grande feito à querida Vila Boa”. A prefeita destacou, ainda, que o Fica consolidou-se ao longo de uma caminhada repleta de desafios. Selma ainda lembrou das ODS's e reforçou que a cidade de Goiás caminha para cumprir os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável estabelecidos pela ONU.

A cerimônia

Durante a solenidade, foram exibidos os trailers dos filmes que concorrem na Mostra Competitiva deste ano. Além disso, foi a primeira vez que o Fica contou com uma intérprete de librar durante a cerimônia. O governador José Eliton finalizou o evento dando como oficialmente aberto o Fica 2018.

Exposição

Antes da cerimônia, às 17h, o artista homenageado do Fica 2018, Marcelo Solá, abriu sua exposição. O artista é o autor da identidade visual da 20ª edição do festival. Para o mural, que desenhou especialmente para o Fica, o goiano traz sua memória afetiva. “É um desenho que traz a arquitetura da cidade de Goiás, onde eu morei por dois anos, mais ou menos nos anos de 2002 e 2003”, afirma. Ele conta que foi uma boa surpresa ter sido o artista homenageado deste ano, e que o Fica é uma parte importante de sua história com Goiás, já que morou na cidade durante os primeiros anos de festival.

[gallery ids="14065,14067,14068,14070,14071,14072,14073,14074,14075,14076"]

Plano Estadual de Educação
Essa ação atende as metas 18 e 21 do Plano Estadual de Educação (PEE)