Fica exibe 101 filmes na programação 2018
- Detalhes
por Bruna Ribeiro
- Em oito mostras de cinema, Fica 2018 oferece opções de cinema para diversos públicos;
- Animações, documentários, ficção e outros gêneros trazem diversos temas para as telas do festival;
Em sua 20° edição, o Festival Internacional de Cinema Ambiental (Fica) mostra sua força e sua importância para a comunidade e para o cenário da produção cinematográfica ambiental. Ampliando os públicos e temas, o Fica promove de terça-feira a domingo, dias 5 a 10/6, na cidade Goiás, uma programação intensa com exibição de 101 filmes em oito mostras de cinema: Grandes Sucessos e Vencedores do Fica 20 anos; Mostra Competitiva, ABD Cine Goiás; Fica Animado; Cinema Fica Atitude; Cinema Povos do Cerrado; Mostra Saneago e Mostra de filmes com audiodescrição. Além das mostras, o Festival promove ainda algumas exibições avulsas.
Indo além de discutir puramente a preservação, o festival continua sua proposta de lançar luz sobre questões do universo socioambiental brasileiro e mundial. Com a exibição do curta-metragem documental/ficcional “Ex-Pajé”, de direção e roteiro de Luiz Bolognesi, o Fica abre sua programação 2018 com a temática indígena. A obra narra a história dos Paiter Suruí, tribo que viveu isolada até 1969 na região fronteiriça entre Mato Grosso e Rondônia.
O Fica na Comunidade vem conectado às pautas da cidade de Goiás e também prepara uma programação especial esse ano. Em sua abertura, dia 8/6, sexta-feira, promove no Cine Cora coralina, na Universidade Estadual de Goias (UEG), a exibição do documentário goiano O voo da primavera, de Dagmar Talga, que documenta a história de Dom Tomás Balduíno, bispo-emérito e teólogo goiano. Por seu envolvimento com as pautas de povos tradicionais e seu trabalho na pastoral da terra, a vida de Dom Tomás Balduino está imersa na luta pela terra, pelo território, pelos direitos humanos e atrelada à resistência indígena, quilombola e camponesa.
Ainda, no sábado, o festival recebe no sábado, 9/6, o lançamento do longa-metragem Correndo Atrás, do diretor Jeferson De, que vem à cidade de Goiás acompanhado do ator Ailton Graça e do humorista e roteirista do filme, Hélio de La Peña. O filme conta história de Paulo Ventania, interpretado por Ailton Graça, um morador do subúrbio do Rio de Janeiro que enxerga no brilhante jogador de futebol Glanderson, interpretado por Ruam Paiva, uma saída para seus problemas financeiros. O filme usa de uma narrativa tragicômica para retratar da realidade de muitos brasileiros periféricos negros e colocar em pauta questões políticas, econômicas e sociais.
Confira um resumo das Mostras do Fica 2018:
Mostra Competitiva
A Mostra Competitiva será realizada entre os dias 6 e 8/6, de quarta a sexta feira, no Cineteatro São Joaquim e no Cine Cora Coralina. Nessa edição, 21 filmes disputam um total de R$ 280 mil em prêmios, sendo 10 produções nacionais e 11 produções estrangeiras. Foram selecionados 5 longas-metragens, 1 média-metragem e 14 curtas-metragens. Os filmes são produções provenientes de 8 países: Brasil (10 filmes) Argentina (1 filme) Irã (1 filme) México (1 filme) Espanha (2 filmes) Portugal (3 filmes) Itália (2 filmes) Uruguai (1 filme).
As obras selecionadas compõem um time que vem se destacando no cenário internacional, dividindo-se entre os gêneros documentário, experimental, ficção e animação. Com temáticas inovadoras e novos olhares sobre discussões fundamentais que estão em voga, as obras trazem para o Fica a evolução e transformação da temática ambiental no mundo.
Mostra ABD Goiás
Dos dias 6 a 8/6, quarta e sexta-feira, das 20h30 às 22h, no Cineteatro São Joaquim, a Mostra da Associação Brasileira de Documentaristas e Curta-Metragistas de Goiás (ABD) dá destaque a produções locais. Este ano, serão 20 obras de Goiânia, Anápolis e da cidade de Goiás concorrendo a R$120 mil em prêmios, além de troféus e menções honrosas.
Os filmes selecionados para esta edição da Mostra abordam a relação entre ser humano e natureza, a vida cotidiana e os sentidos. As 20 produções, incluindo três títulos da Mostra Competitiva do Fica, serão distribuídas em três dias de programação.
Mostra Fica 20 anos “A força de um legado”
Em sua edição comemorativa de 20 anos, o Fica traz uma mostra dedicada à obras vencedoras de edições anteriores do festival. Dos dias 6 a 8/6, quarta e Sexta-feira, das às 22 horas no Cineteatro São Joaquim, serão exibidos seis filmes, três curta-metragem e três longa-metragem, entre obras dos gêneros documentais, de animação e ficção. A seleção buscou abarcar todo o arco temporal do Festival, priorizando obras nacionais de grande relevância no cenário mundial e dando oportunidade para diferentes gêneros e linguagens cinematográficas.
Entre os destaques está a animação brasileira “O menino e o mundo”, filme de Alê Abreu que no fica de 2014 recebeu o Troféu Carmo Bernardes de Melhor Longa. Além de várias premiações nacionais e internacionais, o filme foi indicado ao Oscar de melhor animação de 2016.
5° Mostra Infantil – Fica Animado - Dia internacional da animação
A novas gerações não foram deixadas de lado e a quinta edição da Mostra Infantil – Fica Animado vai exibir 10 curta-metragens de animação brasileiros, de Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo, Bahia e Rio de Janeiro. As obras buscam levar crianças e adolescentes a reflexões acerca da importância da preservação da fauna e da flora brasileira e melhor gestão de recursos naturais.
As exibições serão realizadas nos dias 8 e 9/6, sexta-feira e sábado, das 8h30 às 9h30 horas, no Cineteatro São Joaquim e Cine Cora Coralina.
Mostra Fica Atitude
A Mostra FicaAtitude será realizada nos dias 6 e 7/6, quarta e quinta-feira, no Cineteatro São Joaquim, no Cine Cora Coralina e no Colégio Estadual de Período Integral Alcide Jubé. É composta por filmes produzidos por alunos da rede estadual de ensino de Goiás e deixa para a comunidade mais do que os filmes, já que estudantes e professores receberam oficinas de produção audiovisual.
Cerca de 170 professores e alunos da rede pública estadual participaram da oficina de cinema e vídeo, realizada no dia 23/5, no Cineteatro São Joaquim. A capacitação realizada pela Coordenação Regional de Educação. Cultura e Esporte da cidade de Goiás foi ministrada por professores do curso de Cinema do Instituto Federal Goiano (IFG), em parceria com o Fica.
Os projetos têm como tema o legado do 20 anos do Fica e foram construídos com base nos problemas ambientais de cada município. Ao todo, 87 projetos de 26 escolas da cidade de Goiás, Araguapaz, Aruanã, Buriti de Goiás, Faina, Mossâmedes, Mozarlândia e Sanclerlândia foram cadastrados. Mais de 800 participaram. A mostra selecionou os 16 melhores trabalhos para serem exibidos no Festival.
Mostra “Os povos do Cerrado”
A temática dos povos tradicionais também ganha visibilidade com essa mostra que que exibe Filmes produzidos por representantes de comunidades tradicionais do Cerrado Brasileiro. As exibições, compostas principalmente por filmes curta-metragem, serão realizadas no Cine Cora Coralina, nos dias 6 e 7/6, quarta e quinta-feira, às 10 horas.
Durante os dois dias, serão exibidos 22 filmes com temáticas variadas que passam pela preservação de recursos naturais, lutas por território e extermínio de povos tradicionais, produção e modos de vida tradicionais, tráfico humano e trabalho escravo. Essas temáticas são perpassadas pelas lutas desses povos para a preservação de suas tradições e territórios.
2° Mostra Saneago de Filmes Temáticos Sobre “Água”
Em seu segundo ano, a Mostra Saneago traz três obras que tem como temática principal à água. A Mostra será realizada no dia 9/6, sábado, das 17:30 às 20:30 no Cineteatro São Joaquim. O Juri foi composto pela produtora cultural e diretora do Instituto Icumam, Maria abdalla e pelo professor e pesquisador ,Rafael Almeida. Foram selecionados documentários de três países: Brasil, Israel e Itália.
“Baía Urbana” de Ricardo gomes mostra a Bahia de Guanabara, no Rio de Janeiro, em sua relação com os moradores da região. O israelense “Winding” de Avi Yrakon, explora o jogo entre sociedade, política e natureza para documentar a história do Rio Yarkon, em Israel.
Por fim, na obra italiana “Water Keepers”, o diretor Giulio Squarci, se afasta dos grandes centros, contando a história de Carnia, região remota do Alpes Italianos Orientais. O filme promove uma discussão política sobre a privatização e o senso de comunidade proporcionado pelo uso compartilhado de recursos naturais e uma luta comunitária antiprivatização baseada no desejo dos morados locais de cuidar de forma autônoma de sua água.
Mostra de Filmes com Audiodescrição
O Fica também destaca a preocupação com a inclusão social de pessoas com deficiência. Em seu terceiro ano, a mostra de filmes com Audiodescrição promove, no Cine Cora Coralina, a exibição de algumas obras do Festival com a tecnologia assistiva de audiodescrição, que permite a deficientes visuais e pessoas com baixa visão assistirem aos filmes.
Este ano oito filmes foram selecionados para a mostra, sendo três infantis (Historietas Assombradas (para Crianças Malcriadas”, “ Bruxinha Lili” e "Juro que Vi: Matinta Perera”). A Mostra é realizada pelo Centro de Apoio Pedagógico aos Deficientes Visuais (Cebrav) da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte de Goiás (Seduce) no sábado e domingo, 8 e 9/6, no período da manhã.
Fique atento às novidades do Festival e confira a programação completa no site do Fica.