11º Circuito Cinema Popular inicia nesta quinta-feira

A iniciativa tem patrocínio da Lei Goyazes

O Circuito Cinema Popular está em sua 11ª edição em 2018 e inicia nesta quinta-feira, 10/05, suas atividades pelo interior do Estado, devendo percorre seis cidades até  o dia 19/5. A iniciativa é uma realização do Instituto de Cultura e Meio Ambiente (Icumam), com patrocínio da Lei Goyazes, mecanismo gerenciado pela Secretária de Educação, Cultura e Esporte (Seduce).

O projeto tem como objetivo viajar por alguns municipios promovendo sessões públicas e gratuitas do filme As Duas Irenes, do diretor goiano Fábio Meira.  Até 2017, 46 cidades já foram alcançadas pela ação, sendo cerca de 180 mil pessoas que tiveram contato pela primeira vez com o mundo audiovisual, chegando a 131 exibições em praça pública de diversos longas brasileiros.

Nesta 11ª edição as sessões iniciam em Nerópolis e logo depois seguem para Itaberaí, Itapuranga, Ceres, Silvânia e encerram em Piracanjuba. A proposta do evento nasceu há mais de uma década embasada nos dados do IBGE que demonstram segundo o último levantamento, que de todas as cidades brasileiras apenas 10% possuem sala de exibição de vídeo e o circuito tem como objetivo atingir o restante da população que não tem esse acesso onde mora.

A escolha do filme

Cada edição tem um filme como carro chefe e nesta 11ª edição é o longa As Duas Irenes que retrata uma história verídica, que ocorreu na família do diretor Fábio Meira e o marcou ao ponto de anos depois ele decidir escrever o roteiro de um filme que demorou sete anos para chegar às telas. O enredo da obra conta que o avô de Fábio, teve duas filhas com mulheres diferentes e deu o mesmo nome as duas e com 13 anos Fábio descobriu o segredo do avô.

Confira a programação completa das cidades que irão receber o projeto:

Quinta-feira, 10/5:

Cidade: Nerópolis – GO

Local: Praça São Benedito

Sábado, 12/5:

Cidade: Itaberaí - GO

Local: Praça Balduino da Silva Caldas (em frente à prefeitura)

Segunda-feira, 14/5:

Cidade: Itapuranga - GO