Inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) começam nesta segunda, 7/5
- Detalhes
Enem completa 20 anos em 2018; a novidade deste ano é que os estudantes terão cinco horas para responder as questões
Começa nesta segunda-feira, 7/5, às 10 horas, o período de inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que devem ser feitas na Página do Participante. O prazo segue até o dia 18 de maio e o pagamento da taxa, no valor de R$ 82, se estende até 23 de maio. As provas serão realizadas nos dias 4 e 11 de novembro, dois domingos, assim como em 2017.
Para fazer a inscrição, o participante deverá apresentar o número do CPF (Cadastro de Pessoa Física) e do documento de identidade e criar uma senha. O candidato deverá informar também um endereço de e-mail válido e um número de telefone fixo ou celular, que serão usados para enviar informações sobre o exame.
Deve ser indicado ainda o município onde o candidato quer realizar o exame e a língua na qual quer fazer a prova de língua estrangeira (inglês ou espanhol). O candidato que necessitar de atendimento especializado ou específico deve fazer essa solicitação no ato da inscrição. Os candidatos travestis ou transexuais que desejarem também poderão pedir atendimento pelo nome social.
Taxa e isenção
Mesmo os candidatos que pediram isenção da taxa de inscrição do Enem devem fazer a inscrição. Ao todo, 3.818.663 brasileiros solicitaram o direito de não pagar a taxa de inscrição. Destes, 208.588 foram participantes isentos em 2017 que faltaram aos dois dias de aplicação e precisavam justificar a ausência para ter direito a nova isenção. Entretanto, apenas 8.486 apresentaram a documentação exigida e 200.102 declararam não possuir documentos que justificassem a ausência no exame.
Todos os interessados em prestar o exame, isentos ou não, deverão fazer a inscrição entre 7 e 18 de maio. Ou seja, a aprovação da solicitação de isenção não significa que a inscrição está realizada automaticamente. Portanto, para quem se enquadra nos critérios de isenção serão necessárias essas duas etapas.
O pagamento da taxa de inscrição para quem não conseguiu a isenção, no valor de R$ 82, pode ser feito até 23 de maio nas agências bancárias, casas lotéricas e agências dos Correios.
Novidade
A principal novidade do Enem 2018 é relacionada ao segundo dia de provas, que passará a ter mais 30 minutos de duração para as disciplinas ciências da natureza e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias. Agora, os estudantes terão cinco horas para responder as questões.
Redação
A nota da redação, entre zero e mil pontos, respeitará os critérios dispostos no Portal do Inep e na Cartilha do Participante – Redação no Enem 2018, que será publicada posteriormente com detalhamento das cinco competências avaliadas. A correção respeitará a decisão oficializada pela presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Carmem Lúcia, em novembro de 2017, para garantir tranquilidade aos participantes.
Aplicativo
Todas as informações sobre o Enem estão disponíveis no portal do Inep, na página do Enem 2018 e no aplicativo Enem 2018, disponível na App Store e na Google Play. As redes sociais do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e do MEC, outros canais oficiais de comunicação com os participantes, também têm informações e respondem a dúvidas. O Fale Conosco do MEC/Inep atende pelo 0800 616161 e em sua versão on-line.
Foto: Fotos Públicas
Goiânia, 7 de maio de 2018
Comunicação Setorial com informações do Ministério da Educação (MEC)