Goiás +Enem estreia na TBC com apresentação do governador José Eliton

-Programa será exibido todos os domingos, com reprises ao longo da semana

-Na primeira transmissão na TV, professores da rede estadual de ensino ministraram aulas de matemática, português e química

-Já o preparatório presencial Goiás + Enem nos Polos começa no dia 12/5 com 40 mil vagas em todo o estado.

-Até lá, as inscrições para a maratona gratuita de aulas permanecem abertas

Começou neste domingo, 6/5, a exibição do Goiás + Enem na TV. Criado pela Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduce), em parceria com a Agência Brasil Central (ABC), o programa irá ao ar todo domingo entre 10h30 e 11h, na programação da Nova TV Brasil Central (TBC). O objetivo é reforçar os estudos dos alunos que estão se preparando para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) utilizando, para isso, um material pedagógico interativo e dinâmico.

A abertura do programa foi realizada pelo governador José Eliton, que demostrou satisfação e alegria com o início da transmissão televisiva das aulas do Goiás + Enem na TV. O governador explicou que a linguagem utilizada pelos professores será leve e descontraída, para a construção de um futuro melhor. “Estamos preparando os jovens goianos para o desafio gigantesco de fazer o Enem que, por sua vez, possibilita abrir perspectivas para o curso superior”, destacou José Eliton no lançamento oficial do programa , que ocorreu no último dia 25 de abril.

O Goiás + Enem nos Polos e o Goiás +Enem na TV são programas que caminharão juntos. O superintendente de Gestão Pedagógica da Seduce, professor Marcelo Jerônimo, também participou da abertura e enfatizou que essa é mais uma ação do Goiás + Educação. “ Aqui o aluno terá aulas de qualidade preparadas por professores da rede, com dicas e orientações. Esta é uma inovação do governo do estado para democratizar a preparação e a orientação dos nossos jovens para o Enem. Além do programa na TBC, o estudante da rede estadual poderá participar das aulas presenciais aos sábados em um dos 200 polos do projeto Goiás+ Enem, para isso basta se informar na própria escola", disse Marcelo na transmissão da TV.

Nesta primeira transmissão, os alunos puderam acompanhar aulas de matemática, com o tema estatística; de Português sobre função metalinguística; e de Química, com abordagem ambiental.

Para o titular da Seduce, professor Marcos das Neves, a proposta do governo de Goiás é levar uma série de vantagens aos alunos da rede pública. “Nossos estudantes vão sair na frente quando o assunto é preparação para o Enem. Eles têm à disposição um material muito rico para orientar a rotina de estudos. O Goiás + Enem na TV será reprisado na TBC ao longo da semana e também estará disponível em outras plataformas, como o YouTube, para que o interessado assista no momento em que achar mais adequado”.

Conteúdo

O periódico vai caminhar junto com o Goiás +Enem presencial. Todo domingo, a edição que vai ao ar será diretamente ligada ao que os alunos estudarão durante a semana. O programa abordará quatro áreas de conhecimento: linguagens; matemática; ciências humanas e ciências da natureza.

O Goiás +Enem na TV será exibido de maio a outubro. Em julho terá edições especiais para estimular os estudos durante o período de férias. Além de ser uma ferramenta extra e gratuita para os alunos da rede pública de ensino, a parceria entre a Seduce e a TBC vai beneficiar os goianos em geral, uma vez que qualquer pessoa que tenha TV em casa pode assistir aos programas e atualizar seus estudos. O conteúdo é sequencial e de fácil compreensão.

Toda a parte pedagógica do Goiás +Enem na TV foi elaborada pela equipe da Seduce. Já a produção e gravação ficam a cargo da TBC, que conta com estrutura de ponta para oferecer aos telespectadores um conteúdo de qualidade. “A ABC está passando por mudanças estruturais e conceituais. Além de um jornalismo mais interativo, estamos focando em projetos que ofereçam mais conhecimento ao espectador, e o Goiás +Enem na TV é um exemplo disso”, destacou o presidente da ABC, João Bosco Bittencourt.

Inscrições para o Goiás + Enem nos polos

Criado em 2015, o Goiás + Enem é uma maratona gratuita de aulas que prepara os concluintes do Ensino Médio para o Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) e vestibulares. O período de inscrições foi prorrogado até 12 de maio, pelo site www.seduc.go.gov.br/goiasenem. As aulas terão início no dia 12 de maio e se estendem até o mês de outubro.

Todo o conteúdo das aulas é preparado por uma equipe capacitada de professores da Seduce, levando em conta a Matriz de Referência do Enem. O objetivo do projeto é reforçar ainda mais a formação dos alunos da rede pública, contribuindo para que alcancem um bom desempenho e tenham sucesso no acesso ao Ensino Superior. Na prática, funciona como uma espécie de “cursinho” gratuito.

Desde que foi lançado o projeto fez tanto sucesso entre os alunos que as vagas precisavam passar por sorteio, tamanha procura. Por determinação do governador José Eliton, o Goiás Enem este ano ampliou as vagas e os municípios atendidos. A partir de agora, todas as 40 Coordenações Regionais de Educação, Cultura e Esporte (Creces) serão contempladas. A maratona de aulas ocorrerá em 110 municípios, onde funcionarão 200 polos. Resumindo, a abrangência do Goiás Enem este ano é sete vezes maior do que a última edição.

No ano passado, o projeto foi realizado em 28 polos, divididos em 17 Creces. Foram atendidos 4.960 alunos, e a expectativa desse ano é oferecer cerca de 40 mil vagas. Ao final do período de inscrição dos alunos da rede pública estadual, caso haja algum polo com vagas livres, elas serão abertas a outros estudantes da comunidade em geral que queiram participar.

Goiânia, 6 de maio de 2018

Comunicação Setorial da Seduce Goiás