Avanço na educação em Goiás é o maior em 10 anos

Detalhes

A qualidade da educação em Goiás deu um salto histórico em qualidade. Entre 2015 e 2017, o estado avançou 0.25 pontos no ranking geral do Ideb - Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. Como explica o secretário interino Marcos das Neves, isso representa uma enorme melhora. “Numa série de 10 anos, é o maior salto que nos damos na proficiência do nosso aluno. Aumentamos a intensidade e a velocidade de melhora.”, disse o secretário.

Um dos fatores que contribuiu com esse salto é o trabalho desenvolvido em parceria pela Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduce) e o Instituto Unibanco com o programa Jovem de Futuro. Essa parceria já mostra resultados palpáveis, que se refletem no aumento da proficiência dos estudantes. E a expectativa é que o avanço continue em 2018.

Essa análise foi apresentada na tarde dessa quinta-feira, 19/04, na reunião de governança com os representantes da secretaria e o Instituto. Na ocasião, os profissionais avaliaram dados da rede estadual de educação para planejamento de ações, análise e correção de rotas. O objetivo foi o de avaliar o desempenho obtido em 2017 e, a partir da análise de dados, fazer projeções para 2018.

Segundo Maria Júlia Azevedo, do Instituto Unibanco, a grande motivação é garantir que os estudantes permaneçam na escola, aprendam e concluam a educação básica, especialmente o Ensino Médio. “Tudo que está organizado na gestão escolar é para gerar melhores resultados para os alunos”, disse Maria Júlia.

Na reunião, a equipe da Seduce e Instituto analisam dados como proficiência dos alunos em Língua Portuguesa e Matemática, taxa de abandono e aprovação nas escolas e notas do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica).

Também estiveram presentes na reunião os superintendentes da Seduce Marcelo Jerônimo (Gestão Pedagógica),  Rivael Aguiar (Gestão, Planejamento e Finanças), Peres Júnior (Ensino Médio) e a chefe do Núcleo de Apoio às Regionais, Zenilde Teixeira.

 Jovem de Futuro em Goiás

O programa Jovem de Futuro é implementado pelo Instituto Unibanco, que atua em parceria com a Seduce desde 2012 nas escolas de Ensino Médio. O Jovem de Futuro é uma tecnologia educacional voltada para o aprimoramento contínuo da gestão escolar com o objetivo de melhorar o resultado de aprendizagem dos estudantes de Ensino Médio. Iniciado em 2008, o projeto já foi implantado em dez estados brasileiros e, até 2015, beneficiou 2,5 mil escolas estaduais e 1,6 milhão de estudantes do Ensino Médio.

A parceria entre a Seduce-GO e o Instituto Unibanco beneficia 602 escolas públicas de Ensino Médio de Goiás.