Com apoio da Seduce, Goiânia sedia evento paralímpico neste fim de semana

Mais de 800 atletas participam em Goiânia, até o dia 15 de abril, da etapa regional Centro-Leste do Circuito Loterias Caixa. Com apoio do Governo de Goiás, por meio da Seduce, o evento paradesportivo reúne representantes de 16 estados, que disputam as modalidades de natação, atletismo, esgrima e halterofilismo. A solenidade oficial de abertura ocorreu na manhã deste sábado, 14/4, no Centro de Excelência do Esporte.

Representando o governador José Eliton, o secretário em exercício de Educação, Cultura e Esporte, Marcos das Neves, ressaltou a importância de realizar eventos como esse em Goiânia. Lembrou do apoio do governo estadual, que cedeu os espaços esportivos e dá suporte a toda a logística, e disse aos atletas que todos eles são inspiradores. "Os esportes paralímpicos fazem do Brasil uma potência mundial", disse ao declarar aberta a competição.

Vice-presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), Naíse Pedrosa ressaltou o crescimento do esporte paralímpico no Brasil. "Estamos muito felizes por realizar essa etapa, uma das maiores, em Goiânia. Tudo isso só foi possível graças a parcerias que o Comitê vem desenvolvendo com os governos e as prefeituras, que são apoiadores do esporte".

Já o prefeito de Goiânia Iris Rezende ressaltou o perfil vitorioso dos atletas do paradesporto. "São pessoas que não se entregam diante das dificuldades. Pelo contrário. São pessoas que vêm participar de eventos como esse, demonstrando ao mundo que são, sobretudo, lutadores".

Sobre a competição

Realizada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), em parceria com o Governo de Goiás e a Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduce Goiás), a competição é realizada no Centro de Excelência do Esporte e no SESI Clube Antônio Ferreira Pacheco. A etapa Centro-Leste é eliminatória para a fase nacional que, por sua vez, classifica os brasileiros para competições internacionais.

Mais de 50 atletas goianos participam do Circuito Loterias Caixa em Goiânia. A maior parte deles é beneficiada direta ou indiretamente por programas de incentivo ao esporte do Governo de Goiás, por meio da Seduce, como o Pró-Atleta e o Pró-Esporte.

Patrocinado pelas Loterias Caixa, o torneio paralímpico é composto por quatro fases regionais e duas nacionais. O objetivo é desenvolver as práticas desportivas em todos os cantos do país, além de contribuir para o melhor nível técnico das modalidades e oferecer oportunidades para os atletas de elite.

O evento em Goiânia é a quarta e última etapa regional do Circuito Loterias Caixa, que já passou por Sergipe, Rio Grande do Sul e São Paulo. Os melhores classificados nas regionais juntam-se aos já consagrados atletas do Brasil a partir de junho, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, para disputa das etapas Nacionais.

Locais das provas:

- Atletismo e Esgrima: Centro de Excelência do Esporte

- Natação e Halterofilismo: SESI - Clube Ferreira Pacheco

Programação*

Atletismo, Halterofilismo e Natação

Sexta-feira (13/4), das 9h30 às 12h30 e 15h30 às 19h (somente halterofilismo)

Sábado (14/4), das 8h às 12h e 14h às 18h

Domingo (15/4), das 8h às 12h