Festival Internacional de Cinema da Diversidade recebe inscrições

Estão abertas até o dia 1º de maio as inscrições para a 3ª edição do Festival Internacional de Cinema da Diversidade Sexual e de Gênero de Goiás - Digo, trazendo o que há de novidade no mundo audiovisual sobre o gênero. Os interessados podem se inscrever pelo site http://www.digofestival.com.br. O evento será realizado entre os dias 07 a 13 de junho, no Cinemas Lumière, do Banana Shopping.

De acordo com o regulamento, serão aceitos curta e longas-metragens de qualquer gênero com a temática sexualidade humana em suas diversas formas de expressão. Os curtas (máximo de 25 minutos de duração) e longas metragens devem ter sido produzidos a partir de 2016 e não podem estar disponíveis na internet. A lista final dos filmes selecionados será divulgada até 10 de maio.

Durante os sete dias do Figo, o público poderá conferir uma programação com mostras paralelas e competitivas entre as melhores produções mundiais sobre a diversidade sexual. Além disso, os expectadores vão assistir performances artísticas, peças teatrais, receber atendimento de serviços relacionados a direitos humanos e participar de mesas com temas relacionados à diversidade sexual e de gênero.

Premiação

Os melhores curtas e longas-metragens vão ser premiados com o Troféu Digo nas seguintes categorias para curtas goianos, nacionais e internacionais: melhor direção, melhor roteiro e melhor interpretação. O público também vai eleger seus curtas-metragens nacionais e internacionais preferidos.  Dentre os prêmios especiais, estão o Prêmio Christian Petermann (Menção Honrosa) para melhor filme e Digo Amigo. Haverá também premiação para a melhor performance artística.

Festival

O Digo ​é um festival de cinema competitivo pioneiro no​ ​centro-oeste brasileiro​ porque articula ​produções ​audiovisua​is​, educação e tecnologias com o intuito de ampliar o universo da expressão e da percepção estética da diversidade ​em ​Goiás,​ no ​Brasil e​ no​ mundo​. A iniciativa tem por objetivo estimular e promover a​ ​conscientização do público​ sobre ​o respeito integral aos direitos​ ​humanos e a inclusão social.​ ​​Por fazer parte da Red Divercilac – Diversidad em el Cine Lationamericano y Caribeño – rede de festivais da América Latina e do Caribe​, o festival possibilita aos​ inscritos​, a​ participação na programação em festivais internacionais em regime de network, além de​ ​mostras especiais itinerantes.

O projeto possui apoio institucional da Prefeitura de Goiânia, Ministério Público do Trabalho de Goiás, Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas de Goiânia, Cinemas Lumiére, e apoio da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduce), na divulgação.

SERVIÇO

3º Digo - Festival Internacional de Cinema da Diversidade Sexual e de Gênero de Goiás

Realização: De 7 a 13/6

Local: Cinemas Lumière, Banana Shopping, Goiânia-GO