Cidade de Faina ganha ônibus escolar e aparelhos de ar condicionado para unidades de ensino

O anúncio foi feito pela secretária Raquel Teixeira, na manhã de quinta-feira, 29/3, no município

A Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduce) irá repassar para a prefeitura de Faina um ônibus novo para o transporte escolar, além de aparelhos de ar condicionado para duas escolas da rede estadual no município. O anúncio foi feito na manhã de quinta-feira, 29/3, durante solenidade realizada na Feira Coberta da cidade, com as presenças do governador Marconi Perillo, do prefeito Thiago Pedra Grande, e demais autoridades.

O repasse atende a uma solicitação do prefeito Thiago Pedra Grande, e da deputada estadual, Eliane Pinheiro. O município possui três escolas estaduais e, apenas uma, conta com aparelho de ar condicionado. A secretária Raquel Teixeira explicou que, quando a Seduce comprou os primeiros  aparelhos de ar condicionado procurou atender primeiro à escola de placa, por ser mais quente, seguindo orientação do coordenador regional de Educação, Cultura e Esporte, Jonas Berquó.

“A escola escolhida respondeu muito bem, melhorou, todos os resultados do Saego, e nós temos certeza de que esses resultados estão ligados às condições de conforto, o que mostra a importância da infraestrutura no desempenho”, frisou Raquel. Ela reafirmou que a Seduce irá instalar aparelhos de  ar condicionado nas duas outras escolas que ainda não possuem, providenciar a troca da rede elétrica e fazer o forro nas unidades. Para isso, as escolas receberam a vistoria de um engenheiro e o orçamento da obra já está pronto, para início imediato.

Em relação ao transporte escolar, a secretária fez dois anúncios. Um deles foi o aumento do governo federal de 20% para o Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar, já para o mês de abril. Isso vai dar um alívio para todas as prefeituras que arcam com os custos do transporte, segundo a secretária.

Por meio da Seduce, o governo de Goiânia, comprou 75 novos ônibus em 2016, e depois, outros 75 veículos em 2017, destinados a abastecer a frota de alguns municípios. Agora, a Seduce está fazendo o terceiro reforço para atender, o mais rápido possível, a solicitação do prefeito de Faina, Thiago Pedra Grande.

Raquel Teixeira aproveitou a oportunidade para  agradecer mais uma vez o governador. “Seu exemplo nos inspira, nos faz crescer e nos faz melhor a cada dia”, completou. E, antes de encerrar, Raquel disse que esse é um ano importante, um ano decisivo na vida do Brasil. “Marconi Perillo é um exemplo de governador republicano, justo, democrático, acima de picuinhas, acima de questões pessoais. O compromisso dele é com o povo e ele trabalha incansavelmente”. Raquel destacou o resultado desse empenho, citando o índice do PIB deste ano em Goiás, que era de R$ 20 milhões, hoje é de R$200 bilhões. O percentual de pobres que havia no Estado, que era de 40%, hoje é 7%. Apenas 30% dos professores tinham curso superior, hoje são 100%, e o Ideb, que ocupava o 16° lugar, hoje é o primeiro e o segundo do país. “E isso é real, os números estão ai. São vinte anos de sucesso, de trabalho e de luta árdua e Goiás é grato por isso”, finalizou.

Obras

Cumprindo agenda de compromissos ainda na quinta-feira, o governador Marconi Perillo inaugurou na cidade de Faina cinco pontes da GO-456, trecho Faina-Santa Rita Jeroaquara sobre os córregos Caité, Areias, Raizama, Limoeiro, Cordeiro e o Rio Vermelho. Os investimentos foram de R$ 1,5 milhão. A cidade também recebeu recursos do programa Goiás na Frente, no valor de R$ 1, 5 milhão. A verba será utilizada para recapeamento asfáltico e urbanização do lago.

Marconi ressaltou que existem marcas e legados de suas gestões em todas as cidades goianas. Em todos os cantos temos obras, benefícios sociais, empregos através das indústrias. “Nosso governo nunca foi um governo de uma nota só. Procurei sempre ter uma visão global. Posso dizer que deixo o legado de uma gestão eficiente que modernizou e transformou nosso estado em um dos mais prósperos do País. Procurei sempre semear o bem, e as portas do governo continuarão abertas a você, prefeito, e ao povo de Faina”, declarou.

O prefeito Thiago Pedra Grande (DEM) destacou que quando Marconi vai ao município sempre está de mãos cheias. E que, somente graças às parcerias com o governo estadual, foi possível levar grandes obras para Faina. “Estou muito feliz com as parcerias celebradas. Minha gratidão por tudo o que o senhor fez para nós”, afirmou.

O evento no município contou também com as presenças dos deputados estaduais Marlúcio Pereira e Flávia Morais; da prefeita da cidade de Goiás Selma Bastos; do deputado federal pelo Tocantins e ex-governador Gaguinho; do presidente da Câmara municipal de Faina, Cipriano Leite; do vice-presidente da Agetop, Ricardo de Pina, de prefeitos e vereadores do entorno, e do pai do governador, seu Marconi.

[gallery ids="12131,12137,12158,12159,12160,12161,12162,12132"]