Tradicional em Goiás: Procissão do Fogaréu renova emoções a cada ano

Governador Marconi Perillo é homenageado na cidade de Goiás com medalha Veiga Valle

O governador Marconi Perillo, acompanhado da secretária de Educação, Cultura e Esporte, Raquel Teixeira, prestigiaram a tradicional Procissão do Fogaréu, na madrugada desta quinta-feira, 29/3, uma das festas religiosas mais antigas de Goiás e mais bonitas do interior do Brasil.

Era pouco mais da meia-noite quando a celebração teve início com o apagar das luzes no centro histórico de Vila Boa, dando lugar às tochas que iluminaram o belíssimo espetáculo ao ar livre.

Realizada há mais de 270 anos, a Procissão do Fogaréu atrai milhares de turistas ao município, com a encenação da paixão e morte de Jesus Cristo. A estimativa para este ano, é que as festividades da Semana Santa reúnam 50 mil pessoas na antiga capital de Goiás.

"Assistir à Procissão do Fogaréu é uma emoção que sempre se renova", disse a secretária Raquel Teixeira, lembrando que a festa alia a simbologia da religiosidade com uma prática cultural que permeia os costumes de toda a cidade.

A agenda governamental na velha capital começou na tarde da quarta-feira, 28/3, quando Marconi Perillo foi homenageado com a Comenda Veiga Valle, honraria dedicada a pessoas que se destacam pelo incentivo e apoio à Cultura, às artes e à preservação das tradições da cidade de Goiás.

A medalha foi entregue pelo presidente da Associação Vilaboense de Artes e Tradições (OVAT), Rodrigo Pássaro, que elogiou o governador por suas inúmeras ações feitas para o município.

O evento foi realizado no Largo do Mercado Municipal, marcando também a inauguração do Kit Cultural, destinado a solenidades e eventos culturais no Mercado.

O Kit Cultural foi entregue pela presidente do Instinto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Kátia Borgéa, ao lado da coordenadora regional do Instituto, Salma Saddi, e da prefeita Selma Bastos. O espaço é composto por dez tendas, palco, 50 overlones, equipamentos de som e iluminação, computadores, 140 mesas, 580 cadeiras, além de sistema de segurança.

"Esse espaço é uma grande conquista para todos nós e um presente, fruto de parceria entre o governo e o Iphan", disse a prefeita Selma Bastos, elogiando e agradecendo mais uma vez ao Marconi Perillo. Selma enalteceu e reafirmou que considera o governador um político municipalista e republicano, que pensa no cidadão.

A presidente do Iphan, Kátia Borgéa, também agradeceu a importante parceria e o apoio que o governador tem demonstrado aos trabalhados do Instituto em Goiás e no Brasil. Kátia disse que irá a Portugal, já no final de abril, para fechar um acordo bilateral para uma reunião que será realizada na cidade de Goias, em agosto, com todos os prefeitos das cidades Patrimônio Mundial do Brasil. "Goiás foi escolhida para sediar esse encontro por ser um exemplo de cidade Patrimônio Mundial para o Brasil".

Ao ser questionado sobre os motivos de tanto cuidado com Vila Boa, Marconi Perillo respondeu: " temos que ter esse olhar para uma cidade que já foi capital e soube preservar o seu patrimônio histórico".

Repasses

O governador aproveitou a solenidade em Goiás para anunciar a liberação das 3° é 4° parcelas do Programa Goiás na Frente à prefeitura , no valor de R$1 milhão, e assinou convênio para pavimentação do setor Tempo Novo, no valor de R$ 909 mil, também dentro do programa Goiás na Frente.

No próximo dia 5 de abril, o governador volta a Goiás para inaugurar várias obras e lançar o Fica 2018, que será realizado de 5 a 10 de junho.

Várias autoridades e também personalidades locais participaram das solenidades, como o superintendente Executivo de Cultura da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte(Seduce), José Eduardo Morais, dona Antolina Borges, a tia "Tó," e os deputados estaduais Marlúcio Pereira e Eliane Pinheiro.

[gallery ids="12144,12145,12146,12147,12149,12150,12151,12152"]