Aplicativos da Seduce são tema de encontro entre agentes jovens de Jataí

Os alunos da rede pública estadual estão engajados em utilizar as novas plataformas digitais lançadas, no início do mês, pela Secretaria de Educação, Cultura e Esporte de Goiás (Seduce). Cerca de 380 agentes jovens, alunos das escolas estaduais do município de Jataí, se reuniram nesta terça-feira, 27/3, para conhecer o Palma da Mão e o Aprender + Inovação, aplicativos gratuitos que oferecem informações sobre a vida escolar de cada aluno e também materiais pedagógicos digitais.

Coordenadora Regional de Educação, Cultura e Esporte de Jataí, Marina Silveira disse que a reunião foi um momento de definir estratégias para que as informações ali repassadas possam chegar a todos os alunos da região. “Foi uma grande oficina, que reuniu representantes de todas as escolas de Jataí. Ficamos surpresos, porque os agentes jovens criaram até um grupo de WhatsApp para manter contato e continuar discutindo o assunto”, comentou.

Já a coordenadora do Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) de Jataí, Glaurice Talhares, informou que a meta é visitar todos os municípios que integram a regional de Jataí. “Os alunos estão motivados. Nosso objetivo não é só capacitar, mas promover a interação e incentivar os alunos a repassar as informações para os colegas”.

Lançado no dia 6 de março pelo governador Marconi Perillo e pela secretária Raquel Teixeira, o Plano Estadual de Inovação e Tecnologia Educacional inclui, além dos aplicativos, a distribuição de 7,5 mil computadores para as escolas e a reformulação dos Núcleos de Tecnologia Educacional (NTEs).

Com a finalidade de estimular o uso das ferramentas digitais lançadas – Aprender + Inovação e Palma da Mão –, a Seduce, por meio dos NTEs, tem realizado encontros regionais entre alunos, professores e gestores escolares. No dia 16 de março, o NTE Central reuniu diretores, tutores e coordenadores pedagógicos para apresentar as novidades. As mesmas ações ocorrem por todo o Estado ao longo do mês.

Aprender + Inovação

O Escola Digital conta com cerca de 20 mil conteúdos pedagógicos digitais. Batizada de Aprender + Inovação, a ferramenta pode ser utilizada por todos os gestores, professores e alunos de Goiás graças a uma parceria entre a Seduce, o Instituto Natura, a Fundação Telefônica Vivo e o Instituto Inspirare. A plataforma foi customizada, se adequando ao projeto goiano de inovação: www.aprendermaisinovacao.go.gov.br .

O Aprender + Inovação aborda as mais variadas disciplinas por meio de vídeo-aulas, jogos educacionais, livros digitais e outros objetos de estudo. Desta forma, os alunos contam com alternativas mais interativas de aprendizagem. Também permite que professores elaborem planos de aula on-line e os compartilhem com toda a rede conectada ao Escola Digital. Para garantir o pleno funcionamento da novidade, e um melhor aproveitamento das ferramentas disponíveis, os docentes passarão por capacitação.

Palma da Mão

Outra novidade é o aplicativo Palma da Mão, uma tecnologia que ultrapassa os limites da escola. Alunos, pais ou responsáveis passam a ter acesso a informações gerais, como boletim escolar, faltas, quadro de avisos e até o compartilhamento de material didático.

O app desenvolvido pela Seduce está disponível gratuitamente para Android e, a partir de abril, também para iOS. Para se cadastrar, o pai/mãe/responsável ou aluno deve fornecer alguns dados pessoais. Concluída a instalação, cada um terá acesso ao conteúdo específico para o seu perfil. Os pais, por exemplo, poderão acompanhar a rotina dos filhos, como notas, faltas, plano alimentar. E os alunos poderão utilizar um mural de recados, para conversar com professores, acessar os horários das aulas e dar nota para o cardápio da merenda.

Goiânia, 27 de março de 2018

Comunicação Setorial da Seduce Goiás