Vila Cultural tem agenda especial para o feriado da Semana Santa

Vila Cultural reserva agenda repleta de atividades para o feriado da Semana Santa, com atrações que terão inicio nesta quinta-feira, 29, e seguem até sábado 31/3. A abertura será às 18h30, com o lançamento do livro infanto-juvenil Mirela e o Dia internacional da Mulher, de  Ana Prestes, e declamação de poesia por Helena Prestes.

O destaque do evento é a roda de capoeira Angola Menina é boa, bate palma pra ela…!, que tem como objetivo potencializar o empoderamento de mulheres  capoeiristas angoleiras e contribuir para a construção da formação consciente e crítica acerca das inter-relações de liberdade e cultura afro-brasileira. Após a roda de capoeira, o fechamento do dia fica por conta da apresentação do grupo Coró Mulher, às 21h, sob a regência da mestra Geovanna Castro.

A roda de capoeira Angola conta com a participação especial das mestras Di (grupo Luz Di Angola) e Mônica (grupo N’golo “N’guzo), ambas de Olinda (PE). A programação continua com Papoeira, que é uma roda de conversa com exibição de documentários com o mesmo enfoque das rodas Angola. Para as crianças, foi reservado um espaço lúdico com aulas de dança.  Durante todos os dias, haverá feirinha. O encerramento das atividades está previsto para sábado, 31/3, com confraternização, atrativos de gastronomia e som do DJ Gabba.

A Vila Cultural é uma unidade da Secretária de Educação Cultura e Esporte (Seduce), que funciona na Rua 3, esquina com a Av. Tocantins, no Centro.

Confira a programação completa:

29/3 – Quinta-feira (abertura)

18h30: Lançamento do livro Infanto Juvenil “Mirela e o Dia internacional da Mulher” e Declamação de poesia por Helena Prestes

19h: Roda de capoeira Angola com presença das mestras Di- Grupo Luz Di Angola (PE) e Mônica – Grupo N’Golo N’Guzo (PE)

21h: Apresentação Coró Mulher

30/3 – Sexta-feira

08h30: Vivência de Capoeira Angola com Mestra Di

10h: Intervalo

10h30: Vivência de Capoeira Angola com Mestra Mônica

12h: Almoço (livre)

Tarde

14h: Roda de “Papoeira” – Desafios e conquistas da Mulher na Capoeira Angola, vídeo: “Jogo aberto- conversas sobre a Capoeira Angola de Recife e Olinda”(1h05min) e bate-papo entre mestras e convidados.

16h30: Intervalo

17h: Aula de Dança Afro “Corpo movimenta cultura, cultura movimento o corpo”, com Juliana Jardel.

Noite

18h: Batuque com Prof.ª Pimenta e Bruna Curupira.

19h30: Roda de Capoeira Angola e espaço lúdico para crianças durante toda a programação.

31/3 – Sábado

08h30: Aula de Capoeira Angola para crianças com Mestra Di.

09h30: Vivência de Capoeira Angola com Mestra Mônica

10h: Intervalo

11h: Vivência de Capoeira Angola com Mestra Di

12h30: Almoço (livre)

Tarde

14h: Roda de “Papoeira” – Mulheres em Luta , com exibição de documentário: “Dandara – a força da mulher quilombola” (30min) e troca de ideias com Elcimar Pereira, Joana Porto que são representantes do Movimento Feminino Popular – MPF, Marta Quintiliano.

16h30: Intervalo

17h: Na ginga do frevo – aula de dança com Mestre Mônica

Noite

18h30: Roda de Capoeira Angola

21h: Confraternização com caldo, música e ambiente lúdico com Dj Gabba para crianças.