Seleção brasileira de handebol chega a Goiânia para disputa do Pan-Americano
- Detalhes
A seleção brasileira feminina de handebol já está em Goiânia visando a disputa do Campeonato Pan-Americano de Handebol Júnior. A competição internacional será realizada de 20 a 26 de março, no Goiânia Arena, unidade da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduce Goiás). O time brasileiro foi apresentado oficialmente nesta quarta-feira, 14/3, no ginásio.
Três atletas do time goiano Força Atlética fazem parte da delegação brasileira: Abyda Rafaella, Juliana Morgana e Giulia de Piere Santos. O trio participou recentemente de uma fase de treinamentos e acabou garantindo a convocação do técnico Cristiano Silva. Um dos mais expressivos times goianos da modalidade, a Força Atlética é beneficiada pelo Pró-Esporte, programa de incentivo do Governo de Goiás desenvolvido por meio da Seduce.
O Campeonato Pan-Americano vale vaga para o Mundial de Handebol da Hungria, que será disputado em agosto deste ano. Além do Brasil, participam da competição internacional em Goiânia as seguintes seleções: Chile, Uruguai, Paraguai, Argentina e República Dominicana.
Durante visita ao Goiânia Arena, casa dos jogos oficiais, o técnico Cristiano elogiou a estrutura. “Precisamos estar muito fortes desde o primeiro jogo e, para isso, contamos com a torcida. Estamos satisfeitos com o ginásio. Pelo que vimos, comporta perfeitamente uma competição internacional como esta”, disse. A seleção brasileira vai treinar em Trindade até o início da competição.
O Brasil estreia contra o Paraguai no dia 21 de março, às 20h, logo após a cerimônia oficial de abertura. A partir daí a seleção terá um jogo por dia: contra o Uruguai (22/3, às 19h30); República Dominicana (23/3, às 19h30); Chile (24/3, às 17h) e Argentina (25/3, às 15h). A grande final deve ocorrer no dia 26/03.
Sobre as atletas
Com 19 anos de idade, Abyda e Juliana acumulam vitórias pela Força Atlética. Entre outros títulos, elas já faturaram o Campeonato Brasileiro Júnior 2017, o Campeonato Goiano Adulto 2017 e os Jogos Universitários Brasileiros. Já Giulia foi recentemente contratada e integrará a Força Atlética a partir deste ano.
Armadora direita, Juliana está na equipe goiana desde 2016. O Pan-Americano marcará sua primeira atuação como profissional e também a primeira participação em uma competição internacional. Para ela, a convocação de três atletas do time goiano é o resultado do trabalho árduo e do esforço coletivo. Juliana vê no incentivo do governo estadual uma grande ajuda para os atletas. “O benefício nos ajuda de forma que, às vezes, nem esperamos. Dá uma melhoria dentro de casa e conseguimos ajudar também a família”, explica Juliana.
Confira a tabela de jogos:
Goiânia, 14 de março de 2018.
Comunicação Setorial da Seduce (Foto: Randes Nunes)