Exposições do Prêmio Marcantonio Vilaça no MAC/CCON já estão abertas ao público

O Museu de Arte Contemporânea de Goiás (MAC) lançou oficialmente na noite desta terça-feira, 13/3, as exposições do Prêmio CNI SESI SENAI Marcantonio Vilaça para as Artes Plásticas. Um vernissage com presença de autoridades e artistas no Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) marcou a abertura das mostras, frutos da iniciativa que é considerada hoje uma das mais importantes do país na área.

Em seu discurso, o chefe do Gabinete Gestor do CCON, Lisandro Nogueira, destacou a alegria e o esforço das equipes do MAC e do governo estadual para sediar as mostras. Já o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), Pedro Alves de Oliveira, ressaltou que proporcionar acesso à cultura é uma forma de promover a cidadania.

Representando o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), o diretor de Operações do SESI/DN, Paulo Mól, afirmou que o Prêmio Marcantonio Vilaça é um instrumento eficaz de incentivo ao desenvolvimento da arte brasileira e que a participação dos artistas “demonstra a força criativa do País”.

Também prestigiaram o evento o superintendente do Sesi Regional, Paulo Vargas, o coordenador de Atividades-Fim do Sesi Regional, Nilton Faleiro, o superintendente executivo de Cultura da Seduce, José Eduardo Morais, a superintendente de Patrimônio Histórico e Artístico, Maria Abadia Silva, e a coordenadora do MAC Goiás, Márcia Pires.

Visitação

Unidade da Seduce, o MAC/CCON fica aberto ao público de terça a sexta, das 9 às 17 horas, e aos sábados, domingos e feriados, das 11 às 17 horas. As exposições do PMV permanecem em cartaz até o dia 29 de abril de 2018, com entrada gratuita. Escolas e outros grupos podem agendar visitas mediadas pelo telefone (62) 3201-4923 ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

As três exposições do Prêmio CNI SESI SENAI Marcantonio Vilaça para as Artes Plásticas estão sediadas nas galerias D.J. Oliveira e Cléber Gouvêa no subsolo do MAC/CCON. A mostra dos premiados apresenta os trabalhos dos cinco artistas vencedores da sexta edição do prêmio: Daniel Lannes (RJ), Fernando Lindote (SC), Jaime Lauriano (SP), Pedro Motta (MG) e Rochelle Costi (SP).

A exposição “Verzuimd Braziel - Brasil Desamparado", do curador premiado Josué Mattos, reúne trabalhos dos artistas André Parente, Anna Bella Geiger, Carla Zaccagnini, Cildo Meireles, Clara Ianni, Dalton Paula, Daniel Jablonski e Camila Goulart, Daniel Santiago, Ivan Grilo, Lourival Cuquinha, Regina Parra, Regina Silveira, Santarosa Barreto, Thiago Honório, Thiago Martins de Melo e Vitor Cesar.

Em paralelo às duas mostras, é realizada ainda a exposição “A Intenção e o Gesto”, que integra o projeto Arte e Indústria. A iniciativa homenageia artistas com processos de criação relacionados à produção industrial. Em sua terceira edição, o projeto tem a curadoria de Marcus Lontra e reúne trabalhos do artista Sérvulo Esmeraldo, homenageado desta edição, e de mais 10 artistas contemporâneos que dialogam com sua produção: Almandrade, Ana Maria Tavares, Angelo Venosa, Arthur Lescher, Delson Uchoa, Hildebrando de Castro, Guto Lacaz, Iran do Espírito Santo, Jaildo Marinho, Raul Córdula e Paulo Pereira.

Goiânia é a primeira parada da itinerância do Prêmio CNI SESI SENAI Marcantonio Vilaça Para as Artes Plásticas – e a única no Centro-Oeste. As exposições ficam em cartaz no MAC/CCON até 29 de abril, quando seguem então para Fortaleza (maio e junho), Rio de Janeiro (julho a setembro) e Florianópolis (outubro a fevereiro de 2019).

Prêmio CNI SESI SENAI Marcantonio Vilaça para as Artes Plásticas

Data: 14 de março a 29 de abril de 2018

Local: Museu de Arte Contemporânea (MAC) / Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON). Avenida Deputado Jamel Cecílio, nº 4.490, Setor Fazenda Gameleira, Goiânia (GO).

Visitação: terça a sexta, das 9 às 17 horas; sábados, domingos e feriados, das 11 às 17 horas.

[gallery ids="11718,11719,11720"]