Governo de Goiás inaugura mais duas escolas Padrão Século 21 em Planaltina e Formosa

Novas unidades vão beneficiar mais de 3,3 mil alunos. Outras duas unidades de ensino receberam ampliação. Investimentos nas quatro unidades superam R$ 8,8 milhões

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduce), inaugurou, nesta terça-feira, 20/2, duas novas escolas Padrão Século 21, em Planaltina e Formosa, no Entorno do Distrito Federal. O governador Marconi Perillo e a secretária Raquel Teixeira também entregaram duas ampliações de unidades educacionais no primeiro município. Os investimentos nas quatro unidades somam mais de R$ 8,8 milhões.

A primeira unidade, inaugurada às 18h desta terça-feira, 20/2, está situada no Setor Aeroporto, em Planaltina. O espaço de ensino recebeu o nome de Colégio Estadual Doutor Dirceu Ferreira de Araújo, como forma de homenagear o ex-prefeito da cidade.

O investimento na unidade de Formosa foi de R$ 4.266.591,26. São 2.983,79 m² de área construída para abrigar até 420 alunos do Ensino Médio, que estudarão em tempo integral. Os alunos já integram a rede pública estadual. Caso haja novos alunos, ainda há vagas.

O governador Marconi Perillo lembrou que o conceito da escola Padrão Século 21 foi idealizado por ele e pela secretária Raquel Teixeira, em 1999, quando ela ocupou o cargo pela primeira vez no primeiro ano de Perillo à frente do Governo de Goiás. “Todo planejamento que fizemos foi para termos escolas com espaços físicos de primeiro mundo, mas também professores preparados para ensinar os alunos com as melhores práticas, para que eles possam ser alunos e profissionais vitoriosos na vida”, argumentou.

A líder comunitária, Francisca Caetana Cavalcante, afirma que a inauguração do colégio tem um significado importante: um sinal de atenção do Estado para com as demandas do município, “A inauguração representa muito agora, vai ser um privilégio para nossa comunidade. Principalmente para os moradores do setores Vila Mutirão e Residencial Esperança. Muito bom o colégio, isso foi um presente dos deuses para mim”, concluiu.

Também em Planaltina, o Governo de Goiás entregou as ampliações do Centro Educacional Modelo e do Colégio Estadual Planaltina. Estas duas obras custaram, juntas, R$ 281.553,61.

Formosa

Também nesta terça-feira, às 20h, foi inaugurado o Centro de Ensino em Período Integral (Cepi) Helena Nasser, situado no Parque da Colina, em Formosa. A unidade atenderá 420 alunos do Ensino Médio, que já estão matriculados na rede pública estadual. A área construída da unidade é de 2.995,81 m². Para a construção da unidade Padrão Século 21, foram investidos R$ 4.284.452,69.

Geisa Pereira, 17 anos, aluna da 3ª série do Ensino Médio, avalia que a nova estrutura vai motivar os estudantes a se empenharem ainda mais. “Aqui temos uma estrutura grande e que permite receber mais alunos. Temos a quadra, uma estrutura bem melhor para os alunos”, diz Geisa Pereira.

Para a secretária Raquel Teixeira, a série de inaugurações vai consolidar o perfil da escola comunitária. “Inaugurar uma escola Padrão Século 21 significa que estamos inaugurando mais que uma estrutura moderna. Se trata de um espaço moderno com espaço para laboratórios, atividades estudantis, estudo de professores, estudo coletivo. Tem também um centro comunitário que acaba atraindo a comunidade”, pontuou.

Também marcaram presença nas inaugurações os prefeitos Davi Alves (Planaltina), Ernesto Roller (Formosa), Hildo do Candango (Águas Lindas), Eduardo Neto (Água Fria), Débora Barros (São João da Aliança), Pábio Correia (Valparaíso), as coordenadoras regionais de Educação Rosilda Augustinho da Silva (Planaltina) e a Marília Magalhães (Formosa); secretário municipal de Educação de Planaltina, Valdivino Barbosa (Planaltina) e demais autoridades.

Padrão de excelência

O projeto arquitetônico das escolas Padrão Século 21 da rede pública estadual chama a atenção por seu estilo arejado e inovador que propicia um ensino de excelência. A proposta foi criada no primeiro Governo Marconi Perillo, quando Raquel Teixeira também era secretária. Além de uma ampla área de convivência, que estimula a interação entre os alunos e professores e cria um ambiente propício aos estudos, as unidades educacionais contam com uma excelente estrutura física, que inclui administração, auditório, biblioteca, laboratórios, pátio coberto, quatro banheiros, vestiário, quadra poliesportiva coberta, 12 salas de aula e bloco passarela.

Cada prédio tem capacidade para atender até 1.600 alunos dos ensinos Fundamental (6º ao 9º ano) e Médio e um custo total aproximado de R$ 4,2 milhões.

Escolas inauguradas

– Cepi Professora Isabel Christina de Souza Ortiz (Formosa) no Padrão Século 21 fica no Parque Lago e já tem 480 alunos do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano). A instituição de ensino é a quarta escola em tempo integral de Formosa. Área construída: 2.958,55 m². Valor: R$ 4.232.029,93. (Dia 7/2/2018)

– C. E. Bairro Cruzeiro do Sul (Valparaíso) no Padrão Século 21, situado no Parque São Bernardo, vai atender 500 alunos de Ensino Médio em tempo integral. Área total: 2.971,17 m². Valor: R$ 4.226.293,93. (Dia 24/1/2018)

– CPMG Jardim Dom Bosco (Cidade Ocidental) – Colégio da Polícia Militar de Goiás no Padrão Século 21 vai funcionar com turmas de Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) e Médio. Área total: 2.995,81 m². Valor: R$ 4.287.400,81. (Dia 24/1/2018)