Formação capacita gestores em Educação Infantil

Evento promovido pelo Governo de Goiás, por meio da Seduce e com parceiros, atenderá mais de 450 profissionais do Estado

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduce), promove, entre os dias 21 e 23 de fevereiro, a primeira etapa da Iª Formação em Serviço para os Profissionais da Educação Infantil das Secretarias Municipais de Educação de Goiás, com o tema Princípios e Práticas Pedagógicas da Educação Infantil, no Hotel San Marino, em Goiânia.

A iniciativa da Secretaria é realizada em parceria com a Secretaria de Gestão e Planejamento de Goiás (Segplan), com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e o Ministério da Educação (MEC), e integra o desafio de promoção do acesso à Educação Infantil do programa Goiás Mais Competitivo e Inovador (GMCI) do Governo de Goiás.

Devem participar do evento 152 profissionais de educação de 52 municípios do Estado. O objetivo da formação é fortalecer a capacitação dos gestores municipais para promover a expansão e o aprimoramento da qualidade na Educação Infantil no Estado. Fundamentos, concepções e práticas sobre infância e educação infantil no Brasil; Estado, Família, escola e sociedade: inter-relações e responsabilidades na educação das crianças de 0 a 5 anos são alguns dos temas a serem tratados na formação.

Ministrarão as formações os professores: Drª. Mônica Martins Samia (UFBA), Ms. Rita Margarete Moreira Santos (Uneb) e a MS. Lilian Galvão (UFPB). A palestra de abertura, Educação e desenvolvimento da criança na primeira infância’, será ministrada pelo professor Dr. Levindo Diniz Carvalho (UFMG).

Investimento

O evento está alinhado ao Programa Primeiros Passos – Educação Infantil, braço do GMCI, por meio do qual serão investidos, até 2019, R$ 222.353.440,00 para ampliar em mais de 45 mil vagas o atendimento em creches e na pré-escola. A formação é uma continuação da proposta da Seduce de investir na formação dos gestores municipais, cujo primeiro passo foi a realização do I Seminário de Educação Infantil, realizado em agosto de 2017, em Goiânia, também em parceria com Pnud e o MEC.

A segunda etapa da formação está marcada para os dias 14, 15 e 16 de março também na capital.

Goiânia, 20 de fevereiro de 2018.

Comunicação Setorial da Seduce