Governo discute integração do Museu de Ciência da UFG ao Circuito Cultural da Praça Cívica
- Detalhes
A pedido do governador Marconi Perillo, a secretária Raquel Teixeira se reuniu nesta sexta-feira, 16/02, com o reitor da Universidade Federal de Goiás, Edward Madureira, para conversar sobre a possibilidade de que o Museu de Ciência da UFG (MC/UFG) passe a integrar o Circuito Cultural Dr. Pedro Ludovico Teixeira, na Praça Cívica.
O Circuito será uma das principais ações do governador Marconi Perillo na área de cultura, conforme destacou a secretária Raquel Teixeira na reunião. Ela também explicou que o projeto envolve os sete edifícios históricos construídos na década de 1930 no coração de Goiânia, sendo eles a antiga Chefatura de Polícia, Procuradoria Geral do Estado (PGE), Palácio das Esmeraldas, Centro Cultural Marieta Telles Machado, Tribunal de Contas do Estado (TCE), Museu Zoroastro Artiaga e a antiga Delegacia Fiscal do Estado.
O projeto, que se destaca tanto por resgatar a memória da cidade quanto por propiciar a criação de um novo produto cultural e turístico na Capital do Estado, inclui a requalificação, revitalização, restauração e musealização do conjunto de sete edifícios que circundam a Praça Cívica.
Construído no estilo art déco, o conjunto arquitetônico já foi tombado como patrimônio nas três esferas públicas: federal, estadual e municipal. O projeto prevê a interligação de todos os prédios por uma alameda cultural e ainda a criação de espaços modernos e interativos, como museus, bibliotecas, arquivo histórico, centro de pesquisa e estudo, galerias de arte, espaço para cinemas, salas de concerto, cafeteria e restaurante.
Museu da Ciência
A proposta de integrar o Museu de Ciência da UFG ao Circuito Cultural da Praça Cívica foi extremamente bem recebida pelos representantes da Universidade Federal de Goiás, que na tarde desta sexta-feira, 16/02, visitaram os prédios da PGE e do Centro Cultural Marieta Telles Machado, dois espaços que podem ser adaptados para a instalação do MC/UFG sem nenhum prejuízo ao projeto original.
No encontro desta sexta-feira, 16/2, estavam os superintendentes da Seduce, José Eduardo Morais (Cultura), Nasr Chaul (Ação Cultural); Maria Abadia Silva (Patrimônio Histórico e Artístico); Marcílio Lemos (Preservação do Patrimônio Cultural); professor Argemiro Mendonça, do Departamento de Engenharia da PUC/Goiás; pró-reitores Lucilene Maria de Sousa (Extensão e Cultura) e Jesiel Freitas Carvalho (Pesquisa e Inovação); Divina das Dores, presidente da Comissão de Implantação do MC-UFG; professor universitário Wolney Unes; Ivanilda Junqueira, da área de Museologia da UFG; além de Ioav Blanche, presidente do Sindicato dos Condomínios e Imobiliárias de Goiás (Secovi).
Jerusalém como modelo
A primeira reunião para discutir uma parceria entre o Governo de Goiás e a UFG para a implantação do Museu de Ciência foi realizada no dia 24 de janeiro deste ano. Foi quando o governador Marconi Perillo recebeu o embaixador de Israel, Yossi Shelley, no Palácio Pedro Ludovico Teixeira. Além do reitor da UFG, Edward Madureira, o encontro teve também a presença do presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Goiás (Acieg), Euclides Barbo Siqueira.
A ideia de que o MC/UFG passe a integrar o complexo cultural da Praça Cívica surgiu recentemente durante um almoço no Secovi, onde estavam presentes Madureira, Shelley e Blanche. Entusiasmado, o embaixador ficou encarregado de buscar o financiamento para a implantação do museu.
O projeto do Museu de Ciência da UFG surgiu há seis anos e foi inspirado no Bloomfield Science Museum, de Jerusalém. O MC pretende reunir as mais de 20 ações desenvolvidas nesta área pela universidade.
Goiânia, 16/02/2018
Comunicação Setorial da Seduce
[gallery link="file" ids="10865,10866"]